Rolls-Royce e Finferries mostraram ao mundo o primeiro ‘ferry’ autónomo em acção

Marítimo, Videos Comentários fechados em Rolls-Royce e Finferries mostraram ao mundo o primeiro ‘ferry’ autónomo em acção 399
Tempo de Leitura: 2 minutos

A empresa de tecnologia Rolls-Royce e a operadora de ferries finlandesa Finferries apresentaram ao mundo o primeiro ferry totalmente autónoma em acção, no arquipélago ao sul da cidade de Turku, na Finlândia.

O ferry de viaturas, de seu nome Falco, utilizou uma combinação de virtudes técnicas e tecnológicas da Rolls-Royce Ship Intelligence para navegar autonomamente durante sua viagem, entre as localidades finlandesas de Parainen e Nauvo. A viagem de regresso foi conduzida sob controle remoto.

Falco ligou Parainen e Nauvo sem intervenção humana

Durante a demonstração, o Falco, com 80 convidados VIP a bordo, efectuou a viagem marítima sob controlo totalmente autónomo. O ferry detectou obstáculos utilizando uma fusão de sensores e Inteligência Artificial e levou a cabo, com total sucesso, a (essencial) tarefa da prevenção de colisões.

A viagem de apresentação serviu também para demonstrar o sistema de atracação automática do Falco, por via de um sistema de navegação autónoma recentemente desenvolvido pela parceria entre a Rolls-Royce e a Finferries. Todo este sucesso foi obtido, ressalvou a Rolls-Royce, sem qualquer intervenção humana da tripulação.

O Falco, cujas façanhas já correm o mundo, está equipado com uma gama de sensores avançados que lhe permitem construir uma imagem detalhada do ambiente envolvente e das suas particularidades, em tempo real e com um nível de precisão que ultrapassa a minúcia do olho humano.

«Um enorme passo» e uma certeza de Mikael Makinen: «o transporte autónomo vai ser uma realidade»

Durante os testes de no arquipélago de Turku, a Rolls-Royce ultrapassou já as 400 horas de testes no mar, na persecucção da implementação da navegação marítima. O sistema seu sistema Autodocking está entre as tecnologias testadas: este recurso permite que a embarcação altere automaticamente o rumo e a velocidade ao aproximar-se do cais e realize o acoplamento automático sem qualquer intervenção humana.

«Este feito marca um enorme passo em frente na jornada rumo ao transporte autónomo e reafirma exactamente o que temos dito há vários anos: o transporte autónomo vai ser uma realidade. O projecto foi uma colaboração bem-sucedida entre a Rolls-Royce e a Finferries e uma oportunidade ideal para mostrar ao mundo como a tecnologia Ship Intelligence pode trazer grandes benefícios na operação segura e eficiente dos navios», Mikael Makinen, líder da divisão Comercial Marine da Rolls-Royce.

Veja aqui o Falco em acção:

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com