Linha IP Douro Ferrovia IP IP Portugal

Rui Moreira: Governo tem acordo para construir ligação ferroviária a Região Norte e Galiza

Terrestre Comentários fechados em Rui Moreira: Governo tem acordo para construir ligação ferroviária a Região Norte e Galiza 327
Tempo de Leitura: 2 minutos

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, anunciou, no passado dia 10 de Maio, que o Governo chegou a acordo para a construção da nova ligação ferroviária entre a Região Norte de Portugal e a Galiza. A informação foi revelada na segunda edição dos ‘Diálogos Gallecia’ (que se focou no tema da ferrovia), em que também participou com o presidente do Governo Regional da Galiza, Alberto Núñez Feijóo.

Nova ligação Região Norte – Galiza será «sob bitola ibérica»

Rui MoreiraA ligação, adiantou Rui Moreira, será materializada «sob bitola ibérica», tendo assim a vantagem de permitir pequenos percursos complementares. O autarca afirmou que existe «uma determinação grande relativamente à concretização de um velho sonho, que é uma ligação da fachada Atlântica, que faça uma ligação rápida, segura e eficiente entre a Lisboa e Corunha». O processo deverá demorar uma década a tornar-se realidade.

«Já há acordo relativamente à metodologia, porque uma das questões que se colocava, e que não se conseguia resolver, era se deveria ser bitola ibérica ou bitola europeia», detalhou o autarca. O entrave, agora, está ultrapassado. «As informações que tenho é que há a determinação em manter bitola ibérica», vincou o presidente da Câmara do Porto durante o debate, realizado Teatro Municipal do Porto – Rivoli.

Rui Moreira: bitola ibérica permitirá «fazer serviços combinados»

«Haverá uma duplicação da linha do Norte, entre Lisboa e Porto, e a partir do Porto-Campanhã a ligação irá pelo aeroporto até à fronteira, ligando depois à rede espanhola», aprofundou ainda Rui Moreira. Ao ser materializada em a bitola ibérica, a nova conexão ferroviária «tem a vantagem de permitir pequenos percursos. Se fosse feita em bitola europeia, ela iria permitir apenas ponto a ponto, para grandes distâncias», explicou.

«Ao fazer bitola ibérica temos a possibilidade de fazer serviços combinados (…), aproveitando toda a capilaridade da ferrovia espanhola que é muito mais avançada que a nossa”, e permitindo ainda ir ao encontro da “complexidade do território», rematou Rui Moreira.

Fonte: Porto

Foto: Dave Moreira

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com