avião aeroporto

Ryanair submete uma nova queixa contra apoio à TAP no Tribunal de Justiça da UE

Aéreo, Empresas Comentários fechados em Ryanair submete uma nova queixa contra apoio à TAP no Tribunal de Justiça da UE 322
Tempo de Leitura: 2 minutos

A transportadora aérea Ryanair apresentou uma nova queixa junto do Tribunal de Justiça da União Europeia contra o auxílio estatal de 462 milhões de euros à TAP concedida pelo Executivo português, noticiou, esta Quarta-feira, o jornal ‘Público’.

Recorde-se que o Governo liderado por António Costa utilizou esses 462 milhões de euros de apoio estatal para reforçar o capital da TAP SA em Maio passado, assim passando a deter, de forma directa, cerca de 92% da transportadora área. Em termos práticos, o Estado português ficou com 97,8% daquele que é o principal activo do grupo TAP. Falta o envio, por parte do Governo, de um relatório comprovando que o apoio não foi excessivo.

Ryanair abre nova frente de guerra jurídica contra a TAP

Esta é já a segunda frente de batalha jurídica iniciada pela companhia aérea irlandesa Ryanair à lusa TAP. Recorde-se que, antes da actual queixa, noticiada pelo ‘Público’, a companhia já tinha questionado o empréstimo à TAP de 1.200 milhões de euros, que foi aprovado pela Comissão Europeia. Para a transportadora irlandesa low cost, este tipo de auxílios configura uma distorção directa do mercado. Refira-se ainda que, segundo adiantou o ‘Jornal Económico’, o mês de Setembro, que está aí à porta, será importante para o futuro da empresa.

Mais concretamente, a segunda semana de Setembro. O jornal da área económica adiantou que a administração da transportadora aérea reúne nessa semana para avaliar o futuro da companhia aérea e as diferentes alternativas em cima da mesa. Os administradores da transportadora aérea portuguesa esperam que seja efectuada uma reunião na segunda semana de Setembro onde possam conduzir uma avaliação dos indicadores de gestão que a transportadora apresentar à data, cruzados com as negociações em curso com Bruxelas e com as propostas que o Governo português entretanto tiver apresentado em resposta à investigação aprofundada efectuada pela Comissão Europeia sobre os auxílios do Estado à TAP.

Fonte: Público

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com