►Scania implementa “platooning” semi-autónomo nas estradas da Finlândia

Veículos, Videos Sem comentários em ►Scania implementa “platooning” semi-autónomo nas estradas da Finlândia 670
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Scania anunciou a celebração de um acordo de parceria com a empresa finlandesa Ahola Transport, com o objectivo de implementar novas tecnologias de transporte nas estradas nórdicas. O acordo marca o pontapé de saída em termos de acordos de clientes europeus para o platooning de camiões semi-autónomos em vias públicas.



A parceria, que também se concentrará no desenvolvimento de outras novas tecnologias de transporte relacionadas à assistência ao motorista, permitirá que a Ahola Transport utilize camiões Scania nas auto-estradas finlandesas para testar formações semi-autónomas de platooning com três ou mais camiões conectados entre si, com o motorista do camião da frente a controlar todo o pelotão (os restantes são conduzidos de modo autónomo).

No seu comunicado, a marca alerta para a necessidade, concomitante, de introduzir as novas tecnologias sem esquecer a importância da «aceitação pública» e da «legislação», num esforço combinado de implementação e consciencialização que deve ser «desenvolvido em paralelo». Assim, explica a Scania, o acordo representa «um passo significativo» para o platooning semi-autónomo comercialmente viável.

«Melhorar a situação de trabalho dos nossos motoristas com a tecnologia», refere a Ahola

«Para nós, é importante melhorar a situação de trabalho dos nossos motoristas com a ajuda de novas tecnologias. As soluções planeadas também nos ajudam a corresponder às expectativas dos clientes para entregas mais rápidas e às metas ambientais. Nossa associação com a Scania começou com o primeiro camião em 1959 e estamos satisfeitos por ampliar a cooperação com novas soluções», comentou Hans Ahola, CEO da Ahola Transport.

Em combinação com o platooning, as novas funções de assistência do motorista permitirão a entrega no tempo através de um planeamento optimizado de rotas e velocidades para melhorar a eficiência do transporte. Além dos efeitos ambientais positivos de um fluxo de tráfego melhorado, o menor arraso conseguido através do platooning reduz o consumo de combustível e, portanto, as emissões de carbono.

«A Ahola Transport é uma empresa progressista que abraçou a digitalização para optimizar suas operações de transporte e planeamento de rotas», afirmou Anders Dewoon, director de soluções de negócios novos da Scania. «Com parceiros como a Ahola Transport, podemos ensaiar em conjunto novas tecnologias que farão parte de um futuro ecossistema de transporte e verificamos que é eficaz e seguro», acrescentou.

Veja o vídeo:



Leave a comment

Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com