Scania fornecerá os camiões para o desenvolvimento de ‘eHighways’, na Alemanha

Veículos Comentários fechados em Scania fornecerá os camiões para o desenvolvimento de ‘eHighways’, na Alemanha 682
Tempo de Leitura: 3 minutos

O governo alemão aprovou hoje o co-financiamento de um projecto de pesquisa para o teste e desenvolvimento de auto-estradas electrificadas, conhecidas como ‘eHighways’ o qual será desenvolvido pela Volkswagen Group Research em conjunto com a Siemens e terá como foco o desenvolvimento da tecnologia e também dos camiões de longo curso fornecidos pela Scania.



Esta fase de pesquisa, trata-se realmente de um pré-fase que antecederá a implementação da tecnologia em três áreas de teste em três estradas públicas alemãs, nas quais serão instaladas linhas aéreas para o fornecimento de electricidade aos camiões.

«eHighways é o futuro do transporte de longo curso» – Scania

O projecto, com o nome ‘Camiões para as eHighways Alemãs’, visa reduzir as emissões de carbono dos veículos pesados de transporte de mercadorias de longa distância. Com isso em mente, entre 2019 e 2020, estes camiões irão circular em três ‘eHighways’ de teste, situadas na Autobahn A1, entre Schleswig e Holstein, na A5, em Hessen (a sul de Frankfurt) e uma terceira entre Baden e Württemberg, na B462.

«A Scania vê nestas auto-estradas eléctricas como o futuro do transporte de longo curso sustentável do futuro. A electrificação de veículos está a ter um rápido desenvolvimento e, com os seus benefícios ambientais, sociais e de custos, terá um papel importante na mudança para um sistema de transporte livre de combustíveis fósseis», afirmou Claes Erixon, Vice-Presidente Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania.

O projecto de pesquisa será gerido pela Volkswagen Group Research, que contribuirá com recursos e conhecimento sobre electrificação de veículos ligeiros e investigará sinergias de pesquisa para a electrificação de veículos comerciais pesados.

Na primeira fase do projecto, a Scania fornecerá dois protótipos híbridos eléctricos de longo curso com diferentes tipos de motor: um terá uma única bateria com capacidade de 15 kWh, o outro terá várias baterias para maior capacidade.

Pioneira na Suécia, Scania quer trazer toda a experiência adquirida para a Alemanha

Tal como nos testes que a fabricante tem vindo a desenvolver na Suécia, onde foram pioneiros nos testes em via pública com este tipo de tecnologia, a Scania equipará estes camiões ainda com um colector de potência pantógrafo (tal como os comuns eléctricos que fazem o transporte público de passageiros) desenvolvido pela Siemens montado no chassi atrás da cabine.

«A Scania entrará neste novo projecto com toda a nossa experiência do projecto sueco. No projecto alemão, as áreas de pesquisa mais importantes serão analisar e optimizar o conceito de powertrain, gestão de energia, transmissão híbrida, envelhecimento da bateria e sistema de refrigeração de última geração», diz Christer Thorén, Gestor de Projecto de tecnologia de estradas eléctricas na Scania.

A fabricante afirma ainda que, como parte do objectivo da Scania de impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável, a empresa tem vindo a desenvolver vários projectos destinados a acelerar o progresso da tecnologia de electrificação para o transporte urbano e de longa distância.

A Scania também participa numa iniciativa de inovação dos governos sueco e alemão sobre mobilidade e estradas eléctricas. Projectos concretos de parceria, como ‘Camiões para eHighways alemãs’, «são mais uma prova da abordagem da Scania à inovação; ao trabalhar com parceiros dos sectores público e privado de forma integrada, a Scania acredita que pode ajudar a encurtar a distância e o tempo para um sistema de transporte sustentável», termina a fabricante.



Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com