ANTRAM camião

«Se há profissão de desgaste muito intenso, é esta», diz Presidente da República sobre camionistas

Terrestre Comentários fechados em «Se há profissão de desgaste muito intenso, é esta», diz Presidente da República sobre camionistas 978
Tempo de Leitura: 1 minutos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entrou ontem a bordo de um camião TIR para executar uma viagem entre Lisboa e Porto. Durante seis horas, acompanhou o trabalho do camionista de serviço e foi também acompanhado pela reportagem televisiva da RTP, tendo registado as queixas dos trabalhadores do sector.

Entre as maiores sensibilizações esteve o elevado nível de desgaste inerente à profissão. Aos microfones da estação pública, Marcelo Rebelo de Sousa revelou o que aprendeu com a experiência: «Aprendi a diferença, que já conhecíamos, mas é diferente num camião TIR, entre uma auto-estrada e uma estrada nacional. Aprendi o estado do piso, do troço, muito castigado pela passagem de muitos camiões», declarou durante a viagem.

«Uma brutalidade em termos de desgaste físico»

No lugar do pendura, o Presidente da República ficou a conhecer a dureza dos longos percursos e até os momentos de solidão. No final, fez um balanço da experiência: «Se há profissão de desgaste muito intenso, é esta. Duas décadas de trabalho, a carregar e a descarregar paletes, pesadíssimas; a responsabilidade de guiar um camião como este e a responsabilidade de lidar com os outros», afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou a preocupação com a idade da reforma: «É uma brutalidade em termos de desgaste físico. Poderia baixar para os 60 anos [idade da reforma], podendo, quem quisesse e estivesse em condições, prosseguir», finalizou.

 

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com