SEAL acusa Yilport de «violação flagrante» do CCT: paz social em Setúbal pode estar em causa

Marítimo Comentários fechados em SEAL acusa Yilport de «violação flagrante» do CCT: paz social em Setúbal pode estar em causa 442
Tempo de Leitura: 2 minutos

A paz social no Porto de Setúbal pode estar em causa: em carta enviada hoje à operadora Yilport, o SEAL acusa a empresa portuária de contratar um «trabalhador externo aos trabalhadores abrangidos pelo CCT», frisando que tal consubstancia uma «violação flagrante» do mesmo.

«A postura que estão a adoptar com a anunciada contratação de um trabalhador externo aos trabalhadores abrangidos pelo CCT, e fora das regras deste constantes relativas a esta matéria, constitui uma violação flagrante do mesmo, a qual coloca em causa, de imediato, o clima de paz social que se vem vivendo no porto de Setúbal, concretamente no que respeita à Sadoport/Yilport Setúbal», vincou a entidade sindical.

SEAL alerta: Yilport tem até ao dia 28 para rever a sua posição

O sindicato, liderado por António Mariano, dá uma data limite: a Yilport terá até ao dia 28 de Outubro (próxima Segunda-feira) para corrigir o seu acto. «Caso tal não aconteça, seremos forçados a adoptar medidas de luta que, quase com toda a certeza, passarão por uma paragem no Porto de Setúbal apenas nas empresas do grupo Yilport», deixou claro o sindicato, ameaçando uma nova paralisação no porto sadino.

Recorde-se que o Porto de Setúbal emergiu, no arranque de 2019, de um período de turbulência sócio-laboral vivido na recta final de 2018. A paralisação dos estivadores, coordenada pela acção sindical do SEAL, estagnou o porto e forçou a uma fase de recuperação que poderá, assim, estar em causa. A paz social, firmada a 14 de Dezembro de 2018 sob a mediação do Ministério do Mar, pode estar ameaçada.

O contrato colectivo de trabalho do Porto de Setúbal entrou em vigor no passado dia 21 de Setembro – na antecâmara dessa oficialização, o sindicato afirmou que tal desenvolvimento, configurou uma «grande viragem de página na arquitectura laboral deste importante porto nacional».

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com