CTT

Secretário Adjunto e das Comunicações inaugurou novas máquinas de tratamento de correio dos CTT

Empresas, Logística Comentários fechados em Secretário Adjunto e das Comunicações inaugurou novas máquinas de tratamento de correio dos CTT 306
Tempo de Leitura: 3 minutos

O Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações inaugurou esta Sexta-feira, dia 14 de Fevereiro, no Centro de Produção e Logística sul dos CTT, as novas máquinas de tratamento de correio adquiridas pela empresa, no âmbito da modernização da operação de tratamento de correio. A Revista Cargo marcou presença no evento e acompanhou o périplo detalhado feito pelos CTT às instalações, aberto à comunicação social.

Estes quatro novos equipamentos, adquiridos à Solystic, empresa que actua na área de soluções automatizadas de separação de correio e encomendas, têm capacidade para tratar diariamente 800 mil cartas finas ou cerca de 350 mil objectos de correio médio. «Com a introdução desta nova tecnologia os CTT reduzem o risco da actividade, reforçam a eficiência e a qualidade, melhoram as condições de trabalho dos carteiros, aumentam a automatização e robustecem o controlo e identificação dos objectos tratados na rede postal», relatou a empresa, via comunicado.

Equipamentos reforçarão posição dos CTT «junto dos melhores operadores»

Os novos equipamentos (quatro no Centro de Produção e Logística Sul e um, em fase de instalação, no Centro de Produção e Logística Norte) representam um investimento de 15 milhões de euros e integram os 40 milhões de investimento previstos até 2021, no âmbito do Plano de Modernização e Investimento. A meta dos CTT é apostar na modernização do parque de equipamentos e sistemas operativos da actividade postal, aumentando a eficiência e reforçando a automatização nos CTT, vai funcionar como uma das principais alavancas para atingir os objectivos do PMI.

«Estes equipamentos de tecnologia de ponta vão substituir material que já está ultrapassado e reforçar a posição dos CTT junto dos melhores operadores postais a nível mundial, garantindo a sustentabilidade da operação e o cumprimento no longo prazo dos níveis de qualidade de serviço prestados», garantiu a empresa. A inauguração contou com a presença de Alberto Souto Miranda, Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações – o representante do Governo ficou a par de todas as valências do Centro de Produção e Logística Sul (CPLS), o maior centro de produção e logística dos CTT, inserido num edifício com cerca de 45 000 m2 e manipula diariamente 2,3 milhões de objectos.

CPLS: um bastião operacional de referência

O CPLS, explicou a empresa, tem a responsabilidade de fazer chegar o correio aos Centros de Distribuição Postal de Lisboa e áreas limítrofes (Regional), durante a noite/madrugada (dispersão), bem como recolher nos CDP no final da tarde (concentração). Tem a responsabilidade de executar a triagem, preparar e tratar todos os objectos que lhe são confiados pelos clientes, tendo em consideração as suas dimensões e natureza do produto, tanto para o território Nacional, como para o Estrangeiro. É também feita a gestão do tratamento e expedição do tráfego.

No CPLS em Cabo Ruivo está já instalada a Máquina Rest Mail, para pequenos pacotes, com capacidade para tratar mais de 140 mil objectos por dia. Foi um investimento de dois milhões de euros, realizado em 2016, que já teve actualizações para aumentar a capacidade de processamento e fazer frente às actuais necessidades do correio, fruto do crescimento do comércio electrónico.

A máquina Rest Mail é alimentada por um braço robótico, que recebe os objectos através de robots AVG’s, pequenos veículos móveis cooperativos com capacidade de movimentação e detecção de obstáculos, para a movimentação das cargas que transportam as paletes, numa tecnologia inovadora que desenvolvemos em conjunto com uma startup portuguesa (Robosavvy). Este projecto de logística, apelidado de ‘Order Now’, venceu, recorde-se, o prémio o Prémio de Excelência Logística 2019, da Associação Portuguesa de Logística (APLOG).

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com