Garland tripulações

Sector marítimo alerta para iminente «desastre humanitário» devido ao bloqueio de tripulações

Marítimo Comentários fechados em Sector marítimo alerta para iminente «desastre humanitário» devido ao bloqueio de tripulações 1036
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Câmara Internacional de Navegação (ICS), a Federação Internacional de Trabalhadores de Transportes (ITF) e a Confederação Sindical Internacional (CSI) juntaram-se para dar voz à crescente problemática do bloqueio de tripulações, gerado pela pandemia COVID-19.

navio rebocadores cargofiveEm carta enviada ao Secretário-Geral das Nações Unidas, o português António Guterres, as três entidades instaram à consciencialização dos 193 estados-membros para a urgência de evitar um autêntico «desastre humanitária» no sector, no contexto da pandemia: actualmente, mais de 200 mil profissionais marítimos estão presos, trabalhando em navios espalhados por todo o mundo, sem poderem ser dispensados ​​das suas funções.

As três organizações explicaram os graves contornos do problema: «Actualmente existem mais de 200.000 marítimos a bordo de navios espalhados port todo o mundo que concluíram seu período de serviço contratual, mas foram impedidos de voltar para as suas casas», detalha a missiva enviada a António Guterres. Muitos destes profissionais enfrentam os «efeitos adversos» desta situação, sendo afectados na sua saúde mental e física. O «aumento da fadiga» é somente uma das consequências mais directas e visíveis, enfatizam as entidades.

«As estritas restrições impostas por muitos países, incluindo a negação de permissão para desembarcar e o acesso a cuidados médicos essenciais, estão a contribuir para o cansaço e ara a exaustão», argumenta a missiva. «Estamos preocupados com o suicídio e a auto-mutilação nesta população vulnerável de trabalhadores», aponta ainda a carga enviada ao Secretário-Geral das Nações Unidas. «O tempo está a terminar. Pedimos que sejam tomadas medidas imediatamente, antes de 16 de Junho, prazo acordado para implementar mudanças na tripulação», reforça a carta.

Neste contexto, o Secretário-Geral da ICS, Guy Platten, enalteceu o trabalho levado a cabo pelos profissionais do sector marítimo, nada menos que vital para o abastecimento da população durante a crise pandémica. «Agora precisamos que os governos reconheçam esse compromisso, facilitando a mudança de tripulações», comentou Guy Platten.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com