
Sem recuos: Governo escolheu ‘Corredor 2’ para troço ferroviário Sines-Caia
Terrestre 2 Julho, 2019 Comentários fechados em Sem recuos: Governo escolheu ‘Corredor 2’ para troço ferroviário Sines-Caia 1719O ‘Corredor 2’ foi o escolhido pelo Executivo para dar corpo ao troço junto a Évora, da futura linha ferroviária Sines-Caia – de acordo com as palavras do Ministro do Planeamento, o projecto vai mesmo avançar e não haverá recuos.
Em declarações prestadas hoje aos deputados da comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, Pedro Nuno Santos vincou a intenção de avançar com o projecto, sem mais demoras, de modo a não serem desperdiçados apoios comunitários: «Imaginemos que fazíamos uma coisa que em Portugal se faz várias vezes, erradamente, que é voltar atrás nas decisões. Se o fizéssemos relativamente a esta linha, o que iria acontecer é que o país corria o sério risco de perder centenas de milhões de fundos comunitários», afirmou.
Linha estará capacitada para cargas e passageiros
Citado pela rádio ‘Diana FM’, o governante declarou que «a Infraestruturas de Portugal (IP) estudou seis traçados e no final apresentou três à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a APA escolheu aquele que, no quadro da sua avaliação, era o melhor», falando do ‘Corredor 2’, aquele que apresenta uma distância intermédia em relação à cidade dos três traçados que foram estudados e foi o escolhido pela APA.
Face às críticas de partidos como o PSD e PCP, Pedro Nuno Santos afastou quaisquer dúvidas sobre a transparência do processo: «Não foram tomadas decisões nas costas de ninguém», respondeu. «Foram cumpridas as regras e as normas e não temos nenhuma razão para achar que sabemos mais que a IP e do que a APA», acrescentou, adiantando que o objectivo é capacitar a linha para o transporte de passageiros, além das cargas.