porto de leixões eixo

Setembro em alta: «maioria das cargas» registou variação positiva, frisou a AMT

MarítimoComentários fechados em Setembro em alta: «maioria das cargas» registou variação positiva, frisou a AMT331
Tempo de Leitura: 2 minutos

O relatório divulgado pela AMT sobre o desempenho portuário entre os meses de Janeiro e Setembro, já aqui analisado e reportado pela Revista Cargo, tece algumas considerações assinaláveis sobre a evolução dos diferentes segmentos de carga – entre elas está o sublinhado relativo à «recuperação» ocorrida nos contentores. Deixa também uma análise focada apenas nos desempenhos referentes ao mês de Setembro.

AMT frisa «recuperação» da carga contentorizada

Refere a AMT que é «de sublinhar a recuperação efectuada pela Carga Contentorizada que desde o final de 2017 tem registada variações homólogas negativas, e que no corrente período apresenta uma quebra de apenas -0,5%», com grande contributo dos portos de Sines e Leixões (o porto nortenho apresenta mesmo uma evolução positiva face ao mesmo período de 2017).

Esclarece ainda a AMT que «as cargas que apresentam comportamentos positivos no período em análise são a Ro-Ro, com +15,2%, não obstante deter apenas uma quota de 1,7% (assinala-se que evoluiu desde 1% em 2016), os Produtos Agrícolas, com 2,9%, os Outros Granéis Sólidos, com +7,1%, e os Outros Granéis Líquidos, com +3%».

Setembro com a «maioria das cargas» a registar variação positiva

Se levarmos em conta o mês de Setembro, de forma isolada, reparamos, denota a AMT, «que a maioria das cargas registou variação positiva, com destaque para a Carga Contentorizada, que registou uma variação positiva global de +29,9%, reflectindo o expressivo acréscimo registado em Sines e traduzido por uma taxa de +61,9% face a Setembro de 2017, acompanhado por +8,9% em Leixões e anulando a variação negativa de -28,2% observada no porto de Lisboa», descreve o organismo no documento revelado.

As únicas cargas que o mês de Setembro tomado isoladamente, devolve variações negativas são os Produtos Agrícolas, Outros Granéis Sólidos, Petróleo Bruto e Produtos Petrolíferos, pode ler-se também do documento.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com