Setembro foi novo mês de recuperação homóloga: portos crescem +1,7% face a 2019

Marítimo Comentários fechados em Setembro foi novo mês de recuperação homóloga: portos crescem +1,7% face a 2019 258
Tempo de Leitura: 2 minutos

Os portos do Continente registaram um aumento de +1,7% em termos de volumes de carga movimentada no mês de Setembro, em comparação com o período homólogo de 2019. Este crescimento, explicou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), foi impulsionado «pela maioria dos portos, com destaque para Sines, mas acompanhado por Aveiro, Figueira da Foz, Setúbal e Faro».

Agosto e Setembro ajudam portos a mitigar resultados negativos

Após um acréscimo homólogo de +12,2% verificado no passado mês Agosto-  induzido «exclusivamente» pelo Porto de Sines, ressalva a AMT no relatório que compila e analisa a movimentação portuária nos primeiros nove meses de 2020 – o mês de Setembro repetiu a variação homóloga positiva, ao movimentar +1,7% do que no mesmo mês de 2019, que, sendo embora menos expressiva, reflecte acréscimos da maioria dos portos, com destaque, naturalmente, para o Porto de Sines, mas também para os portos de Aveiro, Figueira da Foz, Setúbal e Faro.

Sines instrumental na fase de recuperação

Tendo sido instrumental na acentuada recuperação global verificada no mês de Agosto, o Porto de Sines voltou a ser importante para prolongar esse ímpeto de restauração de valores médios em 2020 também no mês de Setembro. O crescimento de +43,7% de Sines catapultou o sistema portuário nacional para uma recuperação fortíssima em Agosto, mitigando os resultados negativos que se arrastam neste conturbado ano de 2020. Entre os segmentos de carga que incorporaram esta recuperação está, naturalmente, o dos contentores.

Recorde-se que os portos do Continente fixaram – tal como a Revista Cargo noticiou esta manhã – uma movimentação de cargas de 60,7 milhões de toneladas entre Janeiro e Setembro, uma diminuição de -7,6% (cerca de -5 milhões de toneladas) face ao mesmo período de 2019; um valor que, assinalou a AMT, denota uma recuperação de 1,2 pontos percentuais (pp) ao acumulado verificado no mês de Agosto.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com