Setúbal em foco: uma ‘Semana do Mar’ feita de um mar de gente

Marítimo Comentários fechados em Setúbal em foco: uma ‘Semana do Mar’ feita de um mar de gente 328
Tempo de Leitura: 4 minutos

O porto e a cidade de Setúbal proporcionaram o evento ‘A Semana do Mar’, que, iniciada no passado dia 9 de Outubro, é composta por uma série de eventos, conferências, visitas, passeios de índole paisagística, regatas e baptismos de mar que, durante cinco dias (até ao dia 14 de Outubro) farão as delícias dos amantes do Mar e, em especial, do Estuário do Sado e do porto sadino.

Conferência ‘Conhecer o Mar: Investigação e Inovação’ deu o tiro de partida da ‘Semana do Mar’

A ‘Semana do Mar’ arrancou na Casa da Baía, com realização da Conferência ‘Conhecer o Mar: Investigação e Inovação’, organizada pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e pela Câmara Municipal de Setúbal – este evento levantou o véu sobre «vários projectos científicos e industriais inovadores que, aliando a sustentabilidade ambiental ao aporte económico, são demonstrativos da importância do mar para o futuro da região e do país», adiantou a APSS, em jeito de balanço.

A conferência contou com o contributo de Maria das Dores Meira, presidente da Câmara de Setúbal: o seu discurso focou-se na importância do Mar para a economia lusa, «com uma Zona Económica Exclusiva (ZEE) de mais de 1,7 milhões de Km2» – com este grande peso vêm também grandes responsabilidades, principalmente na área da gestão, lembrou, aludindo ainda à fase de «modernização e ampliação» das capacidades do porto sadino, «com benefícios para Setúbal e para o país». Na sua intervenção, reforçou ainda «as vantagens da coordenação» da Câmara «com o Governo e com a APSS», com vista ao «desenvolvimento em harmonia» entre porto e cidade.

Lídia Sequeira enfatizou cooperação da APSS com a Câmara Municipal

Lídia Sequeira também tomou o púlpito, dando conta de que «desde o início da sua presidência na APSS tem constatado o grande desenvolvimento da cidade de Setúbal e que a cooperação com a Câmara Municipal tem sido e será muito boa», citou a APSS via comunicado, ao qual a Revista Cargo teve acesso. O discurso da presidente da APSS lembrou que «o desenvolvimento do porto tem que ser feito em articulação com a cidade e a importância desse desenvolvimento para a economia da região, designadamente através dos novos projectos das acessibilidades marítimas e ferroviárias».

Outro dos pontos altos do arranque da ‘Semana do Mar 2018’ foi a apresentação e divulgação do projecto que envolve o navio de investigação ‘Mar Portugal’, presente durante a realização do evento, a cargo de Nuno Lourenço. O navio, no qual a Revista Cargo já marcou presença (durante a cobertura da Portugal Shipping Week), tem capacidade para 30 investigadores, foi convertido como navio de investigação e de survey para águas profundas, no âmbito de um projecto co-financiado pela União Europeia.

Navio ‘Mar Portugal’ e projecto WindFloat em destaque

Segundo relatou a APSS, «trata-se de uma plataforma moderna que tem operado à escala mundial, desde 2014, e está equipado para a realização de operações de geotecnia marinha, oceanografia, operações com veículo de operação remota, pesca (destinada ao estudo das espécies), e levantamentos geofísicos, entre outras actividades investigação científica, sendo igualmente um equipamento de fulcral importância para consolidar o conhecimento da ZEE portuguesa».

Mas as novidades não se ficaram por aqui: Ricardo Morgado apresentou o projecto WindFloat, levado a cabo pelo grupo português ASM (A. Silva Matos), que é pioneiro em Portugal na construção de unidades de produção de energia eólica offshore flutuante, uma vertente inovadora nas energias renováveis que tira partido das condições atmosféricas ideais oferece o mar, sendo a Lisnave um dos seus parceiros. O protótipo foi construído nas instalações do estaleiro em Setúbal, decorria o ano de 2011. O grupo finalizará, no ano que vem, o projecto WindFloat Atlantic, um parque eólico offshore para operar comercialmente ao largo de Viana do Castelo, com 3 unidades.

Uma Semana do Mar feita de um mar de gente

Não será difícil de constatar que a ‘Semana do Mar’ em Setúbal tem decorrido dentro das expectativas da organização, «com uma grande adesão de visitantes», como atestou a APSS. Durante a manhã de hoje, dezenas de escolas aderiram ao convite para visitar o NRP ‘Sagres’, a caravela ‘Vera Cruz’ e o navio de investigação “Mar Portugal’, dinamizando toda a área do evento.

Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com