Novo navio de 20.000 TEUs da COSCO é o primeiro a receber classificação cibernética

Marítimo Comentários fechados em Novo navio de 20.000 TEUs da COSCO é o primeiro a receber classificação cibernética 722
Tempo de Leitura: 2 minutos

O novo navio porta-contentores da China COSCO Shipping de 20.000 TEU (com 400 metros de comprimento), de seu nome “MV COSCO Shipping Aries”, tornou-se na primeira embarcação de sempre a receber o terceiro nível de certificação da Lloyd’s Register para navios munidos de sistemas cibernéticos (cyber-enabled systems) que podem ser monitorizados e controlados, de forma remota ou autónoma, com ou sem a tripulação a bordo.


“MV COSCO Shipping Aries”: o primeiro navio a receber avaliação cibernética

O terceiro nível concedido pela Lloyd’s Register ao navio “MV COSCO Shipping Aries” é definido pela sociedade classificadora britânica como acesso cibernético para monitorização e controlo autónomo, com permissão a bordo necessária e substituição a bordo possível: o novo porta-contentores da operadora marítima chinesa será o primeiro de vários a receber este nível de acessibilidade homologado pela Lloyd’s.

A classificação da sociedade britânica vai desde o nível de acessibilidade ‘AL0’ (sem acesso), passando pelos níveis ‘AL1’ (acesso manual) e ‘AL2’ (acesso cibernético com monitorização remota ou autónoma), até ao nível ‘AL3’ atribuído aos novos navios da COSCO Shipping; o nível máximo destina-se ao controlo e monitorização autónomos, sem permissão a bordo necessária ou sobreposição (override) possível.

A funcionalidade fornecida pelos sistemas apelidados de cyber-enabled systems pode variar: desde a monitorização simples com tripulação a bordo até ao navio totalmente autónomo sem tripulação a bordo. Consequentemente, a avaliação destes sistemas cibernéticos requer uma abordagem que identifique os riscos introduzidos pela habilitação cibernética e mitigue os perigos associados aos diferentes graus de automação.

Funções cibernéticas para melhor gerir a frota, explica a COSCO Shipping

Para a COSCO Shipping, o “MV COSCO Shipping Aries” é motivo de orgulho: além de ser «o primeiro navio de 20.000 TEU construído num estaleiro chinês detido pela COSCO Shipping Container Line», é também «um navio pleno de funções cibernéticas», comentou Shi Yongxin, líder do departamento de Tecnologia e Segurança da COSCO Shipping Container Line. «Sempre valorizámos a ideia de uma frota apta em termos cibernéticos, de modo a melhorar a sua gestão, reduzir o consumo de energia e controlar os níveis de emissões», acrescentou.


Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com