bandeira portugal rio tejo mar

Shipping Week: Portugal está na rota certa para se tornar «centro logístico de excelência na Europa»

Marítimo Comentários fechados em Shipping Week: Portugal está na rota certa para se tornar «centro logístico de excelência na Europa» 587
Tempo de Leitura: 2 minutos

O evento internacional Portugal Shipping Week está a uma semana de distância (arrancará no dia 17 de Setembro) e todos os preparativos estão já, afiança a organização, na recta final: tudo a postos para a consumação de um sucesso que concentrará em si, na capital portuguesa, todas as atenções do shipping global.



Através de um comunicado hoje tornado público, a organização do evento lembrou os pontos altos do trabalho do actual Executivo na área do Mar, elogiando o desempenho e sublinhando o empenho colocado na emancipação do país enquanto pólo marítimo e logístico de referência.

Movimentação de carga impressiona: resultados «são incomparáveis ​​na Europa»

A missiva lembra que «Portugal está actualmente a aguardar a aprovação que lhe permitirá alargar os limites da sua plataforma continental», esperando assim «aumentará a área marítima portuguesa para 3.877.000 km2», o que «significa que Portugal terá a sexta maior Zona Económica Exclusiva da Europa e a 20ª do mundo».

Para a International Shipping Week, Portugal está no caminho certo para ser um incontornável «centro logístico de excelência na Europa», lembrando o recorde (de carga) encetado em 2017:  «Os últimos dados do mercado mostram que os portos portugueses registaram um volume de carga recorde de 95,9 milhões de toneladas em 2017 – um aumento ano a ano de 2,2%». A movimentação de contentores também mereceu destaque: «um recorde de 3 milhões de TEU», assinala a organização.

Perante estes números, a International Shipping Week não tem dúvidas: tais resultados «são incomparáveis ​​na Europa. De facto, ao longo dos últimos 10 anos, o crescimento da carga contentorizada em Portugal atingiu 180% e a meta de crescimento nacional de 2016-2026, está fixada num aumento de 200% na movimentação de carga contentorizada e 88% no volume total de carga».

Recorda que organização que os esforços rumo a este «impressionante desenvolvimento marítimo» implicam um investimento de 2,5 mil milhões de euros por parte do Executivo em projectos de apoio às actividades portuárias e logísticas, «83% dos quais envolvem investimento privado, 11% de investimento público e 6% de apoio da UE».

Na carga, mas também nos cruzeiros: Portugal desperta atenções com recordes e distinções sucessivas

Mas nem só na carga brilha Portugal: «os portos nacionais de Portugal tornaram-se cada vez mais importantes para o florescente sector global dos cruzeiros. No ano passado, Portugal foi eleito o ‘Melhor Porto Europeu de Cruzeiros’ pelo World Travel Awards pelo segundo ano consecutivo, enquanto a cidade de Lisboa foi eleita ‘Melhor Destino de Cidade’ pela terceira vez e a Ilha da Madeira como ‘Melhor Destino Mundial’ entre as ilhas europeias.

Consulte aqui o calendário do evento.



Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com