SIMAB finalizou o primeiro curso de gestão de mercados municipais retalhistas

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A SIMAB revelou que concluiu o seu primeiro Curso de Gestão de Mercados Municipais Retalhista. A iniciativa pretendeu ministrar competências nas diferentes áreas de gestão dos mercados, designadamente nas suas vertentes operacional, segurança alimentar, Marketing e comunicação, estratégia e gestão de recursos humanos, bem como planeamento económico e decisões financeiras estratégicas.

Acção inédita destinada à gestão dos mercados retalhistas resultou de parceria entre a SIMAB e a Junta de Freguesia de Lisboa

Esta acção – que teve o seu início a 20 de Novembro, na Mouraria – foi a primeira de âmbito formativo dirigida a quem gere os mercados retalhistas e foi frequentada por uma dúzia de formandos indicados pelas Juntas de Freguesia de Lisboa, nomeadamente por aquelas que, no âmbito da reforma administrativa, assumiram a gestão dos vários mercados municipais.

Planeado por uma bolsa de formadores afecta a duas entidades com reconhecido know-how nesta área, resultou de uma parceria entre a SIMAB e a Câmara Municipal de Lisboa, o curso propôs-se contribuir para o «crescimento sustentado do mercado municipal, de acordo com a estratégia de médio e longo prazo definida pela entidade gestora», ministrando conteúdos que permitiram, por exemplo, «executar o orçamento anual e o plano de acções de acordo com a estratégia anual», informou a SIMAB.

Curso visou preparar formandos para gestão equilibrada e eficiente dos recursos humanos, materiais e financeiros do mercado

Os sete módulos em que se dividiu o curso pretenderam preparar os formandos – «colaboradores das juntas de freguesia de Lisboa com funções de gestão dos mercados municipais» – para «gerir de forma equilibrada, eficiente e dentro das regras de boas práticas e de acordo com a legislação aplicável, os recursos humanos, materiais e financeiros do mercado municipal, prestando contas atempadamente à entidade gestora e entidades públicas reguladoras e fiscalizadoras», esclareceu a SIMAB através de um comunicado, ao qual a Revista Cargo acedeu.

Implementar os regulamentos internos gerais e específicos e promotores da sua adequabilidade à realidade do mercado; conhecer e garantir as boas práticas de higiene e segurança alimentar no espaço do mercado; e identificar e desenvolver novas oportunidades de negócio sustentadas num plano de comunicação e Marketing são outros objectivos desta formação certificada.

O Curso – cuja formação teórica acontecia às terças e quintas-feiras de manhã, no Centro de Inovação da Mouraria, em Lisboa – compreendeu ainda visitas de trabalho a mercados municipais de Lisboa e ao Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL).

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