SIMAB com nova dinâmica e com objectivo de «manter os mercados abastecedores atractivos»

Logística Sem comentários em SIMAB com nova dinâmica e com objectivo de «manter os mercados abastecedores atractivos» 410

O Grupo SIMAB, gestor de vários merca­dos abastecedores no país (MARL, MARB, MARF e MARÉ), está apostado em dina­mizar a sua actividade e em reforçar as relações de parceria com clientes e po­tenciais clientes.

Com essa visão, o SIMAB elaborou re­centemente um Plano Estratégico para os próximos cinco anos (2017-2021), onde deixa claro o caminho a seguir: a conti­nuação da redução da dívida financeira, nomeadamente a redução em cerca de 44% da sua exposição bancária, permitindo a libertação de verbas para fazer face aos novos desafios que se colocam ao sector.

São assim cinco as prioridades definidas pelo SIMAB para os próximos cinco anos, a saber: crescer sustentadamente e criar valor; atrair a logística e distribuição mo­derna; desenvolver a área de prestação de serviços; afirmar a imagem institucional; assegurar a valorização dos RH.

«Manter os Mercados atractivos perante o aumento da concorrência é um equilíbrio exigente, mas que deve ser alcançado a bem da rentabilidade futura de todas as empresas do Grupo. Ter noção da nos­sa missão, dos nossos valores, da visão que pretendemos atingir e das estratégias para a alcançar é algo que potenciará a nossa acção», referiu Rui Paulo Figuei­redo, o CEO do Grupo SIMAB, em rela­ção ao Plano Estratégico apresentado.

Plano vem no seguimento de outras me­didas de dinamização já tomadas

O dinamismo do Grupo SIMAB tem estado visível nos últimos tempos, nomeadamen­te no processo de rebranding. O SIMAB adoptou um novo logo que reúne as suas principais características, como a principal empresa com o kwow how em construção, requalificação e gestão de mercados abas­tecedores e mercados municipais. «Dinâmica», «Inovação» e «Modernida­de» são apresentados pelo SIMAB como os princípios base deste novo rebranding.

Por outro lado, há ainda a aposta na in­ternacionalização que tem vindo a ser feita, valorizando a actividade do Grupo nas três áreas-chave de intervenção:

– Management, por ser responsável pela gestão dos mercados abastecedores;

– Services, pela prestação de serviços na construção, requalificação e reconversão de mercados abastecedores e municipais;

– e ainda a área de responsabilida­de social da empresa – Be inspired.

Quatro mercados abastecedores de Norte a Sul do país

O Grupo SIMAB gere actualmente qua­tro mercados abastecedores de Norte a Sul do país. Em Lisboa, faz a gestão do MARL, o Mercado Abastecedor de Lisboa. No Algarve, tem a gestão do MARF, o Mer­cado Abastecedor de Faro. Ainda a Sul, no Alentejo, tem também a gestão do Mercado Abastecedor de Évora (MARÉ). E a Norte gere o MARB, Mercado Abastecedor de Braga. Quatro Mercados Abastecedores que, no seu todo, possuem mais de 1.500 operadores, transaccionam mais de 750 mil toneladas e recebem por ano mais de 1,8 milhões de clientes que fazem chegar os seus produtos a cerca de 4,6 milhões de consumidores finais.

Resultados positivos alcançados em 2016

Entretanto, o Grupo está também apos­tado no reforço da sua condição financeira, num processo que teve excelentes resul­tados no ano passado. Assim, em 2016, o Grupo SIMAB atingiu um resultado líquido positivo de 4,9 milhões de euros, um valor que representa uma melhoria de 753 mi­lhares de euros (+18%) face a 2015. Foi ainda o melhor resultado consolidado de sempre do Grupo SIMAB!

O Grupo admite que «o reforço da ca­pacidade de geração de cash-flow e uma criteriosa política de investimentos permi­tiram, em 2016, uma redução da dívida financeira em 6,8 milhões de euros (-10%), factores que permitem enfrentar com maior confiança os desafios de desenvolvimento e crescimento para o futuro».

E quais as áreas a reforçar no futuro? O SIMAB destaca o reforço de parcerias, algo que já veio a ser feito em 2016. Com estes novos parceiros, o Grupo pretende consolidar a sua estratégia nas áreas da inovação, investimento e investigação, bem como na promoção dos sectores de atividades desenvolvidos pelos mercados abastecedores.

Parcerias de sucesso desenvolvidas em 2016

Ainda nesse campo das parcerias, e relativamente ao que foi feito em 2016, o Grupo SIMAB realça a parceria com o órgão operacional “Portugal Sou Eu”, da qual resultou a promoção do programa extensível a todo o país. Foi igualmente reforçada a parceria com a Loures INOVA, no âmbito do protocolo de cooperação para a implementação de um Polo de Inovação em Loures, celebrado juntamente com a Câmara Municipal de Loures e o MADAN Parque.

Já no campo da aproximação de estu­dantes com o meio envolvente empresa­rial, foram ainda celebrados dois protocolos com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e a Faculdade de Arquitetura da universidade de Lisboa.

Grupo SIMAB em números

Leave a comment

Back to Top

Powered by MAEIL
Partilhar
Partilhar