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Sines: Expansão do Terminal XXI vital para aumentar capacidade de servir hinterland ibérico

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CALSIBA APLOGO projecto CALSIBA foi internacionalmente apresentado – pela APS e pela Extremadura Avante – durante o 23º Congresso da APLOG, que decorreu nos dias 9 e 10 de Novembro. José Luís Cacho, presidente do Conselho de Administração da APS, analisou, durante a exposição, que a importância do papel geoestratégico e logístico do Porto de Sines na qualidade da expansão do hinterland ibérico, oportunidade única para as empresas, no que diz respeito à abertura de portas do mercado da Extremadura. As empresas da região espanhola poderão, assim, beneficiar de ligações marítimas semanais aos principais portos mundiais, aumentando, desta forma, a sua competitividade nos mercados externos.

A apresentação do projecto enquadrou-se no painel ‘Infra-estruturas – Mais Resiliência, Mais Crescimento’, na qual os parceiros do projecto explicaram que este abrirá as portas a melhor competitividade e inovação do transporte multimodal de carga no Corredor Logístico Atlântico Sines-Badajoz, através da implementação de tecnologias inovadoras de informação e comunicação, aumentando a competitividade do tecido empresarial transfronteiriço. O projecto, lembrou José Luís Cacho, enquadra-se nas metas fixadas no Plano Estratégico do Porto de Sines, de onde se destaca a captação de carga ibérica, visando alcançar uma quota de mercado de 8% no movimento dos portos ibéricos com o hinterland até 2030.

O presidente do Conselho de Administração da APS frisou que o Porto de Sines mantém-se na rota do crescimento no que toca ao volume de mercadorias movimentadas, realçando ainda a corrente expansão do terminal de contentores – Terminal XXI: tal trunfo contribuirá, de forma determinante, para aumentar a capacidade de servir o hinterland ibérico, enfatizou José Luís Cacho. Recorde-se que o projecto CALSIBA é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

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