Sines: Governo dos EUA confirma interesse no Terminal Vasco da Gama

Marítimo Comentários fechados em Sines: Governo dos EUA confirma interesse no Terminal Vasco da Gama 658
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Secretário de Energia do Governo dos Estados Unidos da América (EUA), Dan Brouillette, visitou hoje o Porto de Sines, acompanhado pelo Ministro das Infra-Estruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, confirmando o interesse de operadores norte-americanos no futuro terminal de contentores do Porto de Sines – o Terminal Vasco da Gama.

«Discutimos o interesse dos Estados Unidos neste leilão em particular, neste porto fantástico», admitiu Dan Brouillette sobre o encontro com o governante português e com o Conselho de Administração da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

O governante norte-americano admitiu especial interesse de operadores norte-americanos no futuro Terminal Vasco da Gama: «Vemos muito interesse dos EUA neste porto. Quando fechar o concurso [do Terminal Vasco da Gama], vamos ver quais as empresas que fizeram ofertas, mas o facto de estarem aqui hoje indica que há um interesse americano muito forte neste porto».

Recorde-se que decorre, até Junho, o concurso público para a concessão do terminal Vasco da Gama, lançado em Outubro do ano passado, quando na tutela estava a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Sines é «ponto estratégico para nós», admite governante norte-americano

Terminal XXI SinesNos últimos tempos, várias têm sido as notícias sobre uma possível corrida entre operadores chineses e operadores norte-americanos ao futuro Terminal Vasco da Gama. Ainda em 2018, a ex. Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, esteve na China onde apresentou o projecto à COSCO e à SIPG – Shanghai International Port Group. Aquando dessa visita, Ana Paula Vitorino admitia grande interesse dos operadores chineses relativamente ao projecto para um novo terminal de contentores no Porto de Sines.

Esta quarta-feira, questionado sobre se este interesse chinês acelerou o interesse norte-americano em Sines, Dan Brouillette foi taxativo: «Esta é uma porta de entrada para a Europa, é o porto europeu mais próximo dos Estados Unidos, muitas das cargas vêm da costa leste dos EUA, é um ponto único e estratégico para nós. Penso que é esse o interesse e pelo qual estão as empresas norte-americanas aqui».

Pedro Nuno Santos: «Há vários interessados»

Ministro das Infra-estruturassJá o Ministro Pedro Nuno Santos confirmou a existência de vários potenciais interessados – «Neste momento há vários interessados que estão a avaliar, estão a estudar -, mas preferiu não se alongar sobre os países de origem desses interessados: «Nesta visita em particular estão muitas empresas norte-americanas, mas há um trabalho em permanência com empresas de todo o globo».

Decorrendo até Junho o concurso, o papel do Governo é, por estes dias, o de promover a nível global este importante projecto. E o Ministro das Infra-Estruturas e Habitação garantiu que o Governo está a «trabalhar para despertar o interesse de investidores».

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com