investimento Sines

Sines é «instrumental» para a conectividade da iniciativa One Belt One Road, diz Augusto Santos Silva

Marítimo Comentários fechados em Sines é «instrumental» para a conectividade da iniciativa One Belt One Road, diz Augusto Santos Silva 665
Tempo de Leitura: 2 minutos

No passado dia 23 de Março, o porto mais competitivo do país voltou a estar sob os holofotes mediáticos – o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, referiu-se a Sines como uma infra-estrutura portuária que desempenhará um papel fulcral no âmbito internacional da iniciativa One Belt One Road, lançada em 2013 pelo Presidente chinês Xi Jinping.



Porto de Sines «instrumental» para a iniciativa One Belt One Road, diz Ministro dos Negócios Estrangeiros

Para Augusto Santos Silva, o Porto de Sines será peça fundamental na estruturação da iniciativa chinesa, sendo «instrumental» para a conectividade da mesma na região ocidental da Europa. Na conferência Financing Belt and Road, que juntou, no Instituto Superior de Economia e Gestão, vários agentes económicos de referência (empresários, fundos de investimento e instituições de financiamento), o ministro deixou claro que «Portugal ambiciona contribuir para uma nova Rota da Seda Marítima».

O governante enalteceu a importância geoestratégica de Sines (e suas áreas de influência no Atlântico Norte, Mediterrâneo e Atlântico Sul), cada vez mais incontornável tendo em conta o alargamento do Canal do Panamá; Augusto Santos Silva não esqueceu também a conexão logística a Espanha, que tem ganho novo fulgor com o processo de modernização infra-estrutural e as novas ligações ferroviárias anunciadas.

Terminal Vasco da Gama: Ministro reforçou ambição de encontrar candidatos rapidamente

Augusto Santos Silva afirmou ainda que o Executivo busca reais candidatos, interessados no concurso internacional com vista à edificação de um novo terminal de contentores no porto alentejano (Terminal Vasco da Gama), uma intenção já reforçada também pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. A conferência reuniu ainda representantes de instituições como o Banco Mundial, Banco de Desenvolvimento Asiático, Banco Europeu de Investimentos e Fundo de Cooperação e Desenvolvimento China-Países de Língua Portuguesa.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com