Terminal XXI Porto de Sines Madrid Maersk

Sines integra projecto ‘iTerminals 4.0’ para testar soluções digitais para terminais de contentores

Marítimo Comentários fechados em Sines integra projecto ‘iTerminals 4.0’ para testar soluções digitais para terminais de contentores 711
Tempo de Leitura: 2 minutos

Em 27 de Junho, foi realizada a reunião de lançamento do projecto ‘iTerminals 4.0’, que fomenta a missão da aplicação das tecnologias da indústria 4.0 rumo à digitalização dos terminais portuários de contentores. O projecto conta com o financiamento do Programa Connecting Europe Facility da Comissão Europeia; a sua aplicação contará com a coordenação da entidade espanhola Fundación Valenciaport. Sines integra a iniciativa.

O projecto iTerminals 4.0 foca-se na digitalização de operações portuárias e na adopção de tecnologias ligadas à Indústria 4.0 no sector marítimo da movimentação de contentores. Esta iniciativa inclui um estudo com implantação piloto baseado em operações reais em terminais europeus. Várias ferramentas inovadoras (como o Big Data, a análise preditiva, cloud computing, automação ou a Internet of Things) vêm sendo introduzidas na realidade quotidiana, faltando a capitalização conjunta das respectivas vantagens, em prol de um sistema portuário mais eficiente.

Sines entre a nata portuária europeia para testar soluções 4.0

Tendo em conta o baixo nível de aproveitamento, por parte da indústria portuária, destas novas soluções digitais, o projecto ‘iTerminals 4.0’ surge em cena para avaliar, testar e fomentar o estabelecimento destes trunfos na gestão de terminais. Destaque para a inclusão do porto luso de Sines no lote de portos seleccionados para integrar o projecto, incumbidos de levar a cabo acções experimentais e testes-pilotos operacionais, explorando soluções com base na tecnologia Internet of Things (IoT). O Porto de Sines estará acompanhado, nesta tarefa, dos portos de Antuérpia, Hamburgo, Génova, Malta, Bremerhaven, Wilhelmshaven e Rouen (oito portos estratégicos da rede transeuropeia de transportes).

O ‘iTerminals 4.0’ visa dotar as operações portuárias de maior eficiência, segurança (onde se inclui a ciber-segurança), interligação comunicacional e troca de informação, pretendendo também ser um factor mitigador de custos e da poluição ambiental. As actividades-piloto servirão para melhorar, adaptar e demonstrar as soluções propostas, a fim de testar a sua viabilidade e sustentabilidade, bem como seus benefícios, antes de se avançar para a implementação em larga escala.

 

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com