Porto de Sines

Sines integra projecto no qual desenvolverá «digital tools» com foco na descarbonização

Marítimo Comentários fechados em Sines integra projecto no qual desenvolverá «digital tools» com foco na descarbonização 488
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto de Sines integra o consórcio liderado pelo Porto Roterdão (líder portuário europeu na movimentação de contentores), no âmbito de uma candidatura enquadrada no programa ‘Green Deal 2020‘, cujo principal objectivo é o de preparar a cadeia logística para um futuro mais limpo, descarbonizado e sustentável, recorrendo a combustíveis verdes em todos os meios de transporte.

Green Deal 2020: Projecto MAGPIE terá fundos de 25 milhões de euros

O Projecto MAGPIE – Smart Green Ports for Integrated Efficient Multimodal Mobility ascende a 25 Milhões de euros, e, explicou a APS em comunicado, integra 45 parceiros entre autoridades portuárias, instituições de ensino e investigação que se propõem desenvolver 12 projectos-piloto focados na sustentabilidade e smart logistics nas operações portuárias. As demonstrações a desenvolver visam testar os desafios e vantagens do recurso a energias renováveis como o Hidrogénio Verde, Amónia ou Bio-LNG no shipping internacional.

Sines reforça parceria com Roterdão

Com uma forte componente tecnológica, esta candidatura privilegia a inovação e digitalização para o desenvolvimento das demonstrações, visando automatizar o processo de transição energética. Neste âmbito, os parceiros portugueses assumem lugar de destaque no projecto, cabendo ao Porto de Sines e ao INESC TEC a liderança do work package que diz respeito ao desenvolvimento de digital tools, focadas na monitorização de GEE (Gases Efeito Estufa) visando encontrar soluções para a sua redução, e ainda no desenvolvimento do conceito de digital twin (saiba mais aqui).

«Sines assumirá o papel de Fellow Port nesta candidatura que irá permitir agregar know-how nos domínios da transição energética e digitalização. Por outro lado, esta parceria permitirá o reforço da cooperação entre Sines e o Porto de Roterdão, que tem vindo a assumir especial destaque no que diz respeito a projectos relacionados com o a opção do Hidrogénio enquanto combustível do futuro», detalhou a administração portuária.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com