sines gnl ren

Sines recebeu escala do Castillo Merida, o navio 500 a escalar o terminal gerido pela REN

Marítimo Comentários fechados em Sines recebeu escala do Castillo Merida, o navio 500 a escalar o terminal gerido pela REN 364
Tempo de Leitura: 2 minutos

No passado dia 22 de Novembro, novo marco importante enalteceu a história do Porto de Sines: o Terminal de gás liquefeito (GNL) recebeu, adiantou em primeira mão a gestora do terminal, REN – Rede Energéticas Nacionais, a escala do navio 500. O Castillo Merida, revelou o ‘Jornal Económico’, foi o autor da façanha.

Terminal de GNL «é infra-estrutura crítica na garantia da segurança de abastecimento de gás natural para Portugal»

Para Rodrigo Costa, presidente executivo da REN, este não foi apenas um feito estatístico, mas sim uma prova cabal da capacidade constante de atrair procura: «As características desta infra-estrutura, a sua localização, eficiência operacional e permanente disponibilidade fazem com que seja cada vez mais procurado pelos operadores. [O terminal de Sines] é uma infra-estrutura crítica na garantia da segurança de abastecimento de gás natural para Portugal», declarou, citado no comunicado emitido pela REN e divulgado pelo ‘Jornal Económico’.

Castillo Merida assinalou marco histórico em Sines, a futura «porta de entrada do gás natural», na Europa

O navio Castillo Merida foi o quadragésimo quarto navio a atracar no terminal do porto alentejano durante o ano de 2018, tendo demorado cerca de 21 horas o processo de descarga. Até ao final do ano, está prevista a atracagem de mais duas embarcações, o que constituirá um novo máximo histórico, adiantou ainda o comunicado da REN. Os números comprovam o estatuto de entreposto energético primordial de Sines no que toca ao GNL, deixando antever igualmente o seu futuro papel de «principal porta de entrada do gás natural», na Europa.

Recorde-se que em 2017, 55% do GNL que entrou em terras portuguesas fê-lo através de Sines. Para 2018, esse registo deverá ascender a perto de 70%. Em Portugal continental, existem mais de 1,3 milhões de consumidores de gás natural, sendo a maioria em baixa pressão, 279 em média pressão e 21 em alta pressão.

 

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com