molhe navio sines

Sines no top-5 dos portos europeus que mais TEUs ganharam na última década

Marítimo 1 comentário em Sines no top-5 dos portos europeus que mais TEUs ganharam na última década 1058
Tempo de Leitura: 2 minutos

Num artigo ao qual a Revista Cargo teve acesso, o especialista Theo Notteboom (professor na Port and Maritime Economics and Management) analisa um gráfico relativo ao crescimento das taxas de transferência de contentores no período 2007-2017. O artigo, intitulado Portgraphic: ganhos e perdas no tráfego portuário europeu, destaca o Porto de Sines, quinto classificado entre os portos com maiores crescimentos na década em análise.



Sines entre os portos «europeus vencedores»…

«O gráfico mostra as mudanças na movimentação de contentores nos portos europeus entre o ano anterior à crise de 2007 e o ano passado», introduz Theo Notteboom, para depois concluir que «a taxa de transferência em todo o sistema portuário aumentou cerca de 17 milhões de TEU entre 2007 e 2017». A boa notícia é que Sines está entre os «portos vencedores», colocando-se na quinta posição entre os que mais cresceram em dez anos.

Como seria de esperar, os portos de Roterdão e Antuérpia lideram os crescimentos da década no segmento dos contentores: «ambos registaram um crescimento de 27 a 28% dos TEU entre 2007 e 2017, o que significa um crescimento absoluto de 2,94 milhões de TEU para Roterdão e 2,27 milhões de TEU para Antuérpia», explica o especialista marítimo. Sines, com um pulo significativo, é um dos grandes «recém-chegados» ao top-5, tendo «adicionado cerca de 1,5 milhões de TEU à sua base de volumes nos últimos dez anos», diz Theo Notteboom.

…à frente também do rival espanhol de Algeciras

Sines, referência cada vez mais internacional, saltou para a quinta posição, à frente de portos como o de Gdansk (também outro new kid on the block), Marsaxlokk, Algeciras (também ele um porto de referência em transhipment), Génova e Bremerhaven. Entre os «portos perdedores», quem mais se destacou pela negativa foi o porto alemão de Hamburgo.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com