SNCF planeia implementar comboios autónomos em solo francês até 2023

Terrestre Comentários fechados em SNCF planeia implementar comboios autónomos em solo francês até 2023 622
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Société Nationale des Chemins de fer Français (SNCF) veio a terreiro defender os comboios autónomos como peça essencial do futuro do frete ferroviário e também do segmento de passageiros – a aposta tecnológica já se encontra em andamento, apesar da SNCF reconhecer que a aceitação global será feita de forma gradual e morosa.

Comboios autónomos em França até 2023, anunciou a SNCF

A operadora ferroviária francesa anunciou planos para a introdução de protótipos de comboios sem maquinista para passageiros e cargas até ao ano de 2023. «Com recurso aos comboios autónomos, todos os comboios funcionarão de maneira harmoniosa e com a mesma velocidade», declarou Guillaume Pepy, presidente da SNCF, considerando que «o sistema ferroviário ficará mais fluido».

Parceria com a Alstom e a Bombardier na forja

A operadora francesa espera que a mudança de paradigma permita a operação de um maior número de comboios nas principais linhas ferroviárias – as mais procuradas – da França e também a redução do consumo de energia. Neste contexto, a SNCF revelou que encetará uma parceria com a Alstom e a Bombardier, duas potências que lideram actualmente consórcios para o tráfego de carga e passageiros, respectivamente.

«Os comboios autónomos são claramente o futuro», afirmou Guillaume Pepy

Para Pierre Izard, líder da divisão de tecnologias ferroviárias da SNCF, a mudança para os comboios autónomos deverá ser efectuada em etapas, «até à última fase, a da extrema automação, na qual não há presença humana a bordo». Ainda assim, tal evolução demorará a chegar, lembrou Guillaume Pepy. Mas o presidente da SNCF mostrou-se confiante na solução: «os comboios autónomos são claramente o futuro».

A operadora ferroviária francesa adiantou ainda, segundo o jornal ‘The Guardian’, que está actualmente em conversações com a operadora alemã Deutsche Bahn sobre a promoção de um padrão europeu para comboios autónomos.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com