maersk navio

Soren Skou analisa guerra comercial: «O que os consumidores americanos gastam é que importa»

Marítimo Comentários fechados em Soren Skou analisa guerra comercial: «O que os consumidores americanos gastam é que importa» 291
Tempo de Leitura: 1 minutos

Vista como um dos barómetros do comércio global, a gigante Maersk Line, que integra o grupo dinamarquês A.P. Moller-Maersk, não tem escapado às turbulências comerciais da guerra de tarifas vivida entre EUA e China: que o diga Soren Skou, CEO da empresa. Apesar das tensões comerciais perdurarem no tempo, a transportadora tem conseguido navegar rumo a mares mais calmos, voltando a obter números mais confortáveis.

«O que é importante perceber é que, quando falamos de tensões comerciais entre a China e os EUA, para nós não importa se os produtos se movem da China ou do Vietname ou Indonésia para os EUA – é o que os consumidores americanos gastam que importa», explicou, em entrevista ao ‘Financial Times‘, o CEO da Maersk Line, salientando os sinais que dão conta de que as empresas americanas deslocaram a sua produção para países asiáticos.

Soren Skou denotou que a Maersk planeou obter um crescimento não avultado, mantendo a capacidade abaixo e assim contribuindo para manter à distância um dos maiores (e crónicos) problemas da indústria: o excesso de capacidade de carga disponível. A consolidação gradual de um balanço patrimonial positivo permite agora, explicou, encarar com total compromisso o desafio da aposta na vertente terrestre.

Recorde-se que a Maersk atravessou, em Dezembro, uma reestruturação directiva, perdendo o seu Chief Operating Officer Soren Toft para a rival (e também parceira) MSC, e a sua Chief Financial Officer Carolina Dybeck para a General Electric. «A infelicidade prendeu-se com o timing», comentou Soren Skou ao abordar as duas saídas, com apenas semanas de diferença. «Não vejo as saídas como um sinal de dificuldade com a estratégia», frisou.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com