terminais sotagus lisboa yilport

Sotagus reportou que «a maioria dos trabalhadores do quadro» incumpre Estado de Emergência

Marítimo Comentários fechados em Sotagus reportou que «a maioria dos trabalhadores do quadro» incumpre Estado de Emergência 587
Tempo de Leitura: 2 minutos

Através da divulgação de um comunicado, a operadora portuária Sotagus – Terminal de Contentores de Santa Apolónia, que actua no porto da capital, reportou às autoridades que «a maioria dos trabalhadores do quadro se encontram a incumprir o Estado de Emergência», entretanto aprovado.

Sotagus critica postura do SEAL em plena «situação mundial de pandemia»

Na missiva, à qual a Revista Cargo acedeu esta manhã, a empresa que labora no Porto de Lisboa é taxativa: coloca o ónus da responsabilidade no sindicato SEAL, por, «numa situação mundial de pandemia, comprometer o abastecimento das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, inviabilizando que entre outros, alimentos e material médico cheguem aqueles Portugueses».

Recorde-se que o Estado de Emergência foi ontem aprovado, pouco mais de duas semanas após Portugal ter registado o primeiro caso de infecção por COVID-19. Declarado pelo Presidente da República, através do Decreto n.º 14-A/2020, de 18 de Março, o Estado de Emergência não só foi referendado pelo Governo, como foi precedido da competente autorização por parte da Assembleia da República (Resolução da Assembleia da República n.º 15-A/2020). Este cenário de excepção terá a duração de 15 dias mas poderá ser prorrogado.

«Apesar de, por efeito directo da alínea c) do artigo 4.º do Decreto que declara o Estado de Emergência se determinar a suspensão da greve, o Sindicato SEAL mantêm-se ilegalmente em greve», assinala a Sotagus, reforçando a crítica ao SEAL e reportando que, dos 29 trabalhadores que se deveria ter apresentado ao trabalho às 8 horas da manhã desta Quinta-feira, «apenas 5 o fizeram, o que não permite ter sequer uma equipa mínima para trabalhar os navios». A empresa dá ainda conta que esta situação de anormalidade apenas ocorre em Lisboa.

«Todos os demais portos nacionais se encontram a trabalhar com toda a normalidade, excepto o Porto de Lisboa», frisa a Sotagus.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com