Stadler comboios

Stadler e CP – Comboios de Portugal assinam contrato para 22 comboios regionais

Empresas, Terrestre Comentários fechados em Stadler e CP – Comboios de Portugal assinam contrato para 22 comboios regionais 1517
Tempo de Leitura: 2 minutos

O operador ferroviário público português CP – Comboios de Portugal e a Stadler assinaram um contrato de aquisição de 22 comboios regionais pelo valor aproximado de 158 milhões de euros. Esta adjudicação constitui a primeira entrada do modelo FLIRT para passageiros na península ibérica.

A Stadler e a CP assinaram hoje o contrato de aquisição de 10 automotoras eléctricas (UME) e 12 unidades bimodais (UMB) e inclui o serviço de manutenção durante um prazo mínimo de 4 anos, bem como a prestação de serviços de formação. Este contrato, que permitirá renovar a frota de comboios regionais da CP, enquadra-se no plano de renovação de material circulante do operador português.

Para poder circular nas linhas não electrificadas, os FLIRT UMB dispõem de um módulo de potência, ou Power Car, que alberga um sistema de tracção diesel-eléctrica. O seu desenho está concebido para garantir uma fácil reconversão no futuro de automotoras bimodais para eléctricas, assim como para permitir que os motores diesel possam ser substituídos ou complementados com baterias, em função das necessidades do operador.

Os 22 FLIRT de bitola ibérica (1668 mm) têm  63,2 metros de comprimento, no caso das UME, ou 74,4 metros de comprimento, no caso das UMB. São compostos por três carruagens e oferecem uma capacidade máxima de 375 passageiros, dos quais 214 podem ir sentados. As caixas, de 3,2 metros de largura fabricadas em alumínio, para além de maximizarem a capacidade, são fabricadas de acordo com a normativa EN 15227 C-1, garantindo a máxima segurança em caso de colisão.  Podem alcançar uma velocidade máxima de 160 ou 140 km/hora, consoante a fonte de alimentação utilizada.

«O mercado português é de extrema importância para a Stadler»

Ansgar BrockmeyerAs automotoras FLIRT, graças ao seu conceito modular, permitem optimizar a sua configuração interior para oferecer um transporte cómodo, acessível, conectado, eficiente e amigo do meio ambiente. A Stadler colocou uma especial ênfase na optimização da acessibilidade do veículo, permitindo o acesso sem obstáculos a partir de plataformas com diferentes alturas a todos os passageiros.

«Estamos muito orgulhosos de que os FLIRTs tenham sido seleccionados para renovar a frota de comboios regionais. Estou certo de que os utilizadores portugueses apreciarão a tecnologia ferroviária de última geração incorporada nestes veículos, como já o fazem milhões de pessoas na Suíça, Alemanha e Holanda, entre outros países. O mercado português é de extrema importância para a Stadler e é nossa intenção contribuir para a revitalização da indústria ferroviária nacional», disse Ansgar Brockmeyer, Vice-Presidente Executivo Comercial e de Marketing de Stadler Group.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com