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STCP reforça aposta em autocarros movidos a GNC e intensifica descarbonização da operação

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Desde 15 de Março que a STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto conta com mais 21 autocarros movidos a Gás Natural Comprimido.

Trata-se de mais um passo no processo de renovação de frota que a empresa tem levado a cabo desde Abril de 2018 e que tem como pressuposto garantir a «crescente descarbonização da operação», explicou a STCP, através de um comunicado, ao qual tivemos acesso.

Estas novas viaturas são as primeiras a entrar em circulação de um lote de 86 adquiridas ao abrigo do II aviso do PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), o que permitirá à STCP substituir veículos em fim de vida, com mais de 16 anos, bem como prestar um serviço mais eficiente, em termos económicos e ambientais, e reduzir significativamente as emissões de carbono.

Até Outubro de 2021, serão integrados na operação os restantes 60 autocarros movidos a Gás Natural Comprimido, 77% dos quais têm como característica diferenciadora ter o piso totalmente rebaixado. Ainda ao abrigo deste II aviso do PO SEUR, detalhou a STCP, estão abrangidos mais cinco autocarros 100% eléctricos, com autonomia para 350 km, que entram em operação também em Outubro de 2021.

Rede STCP autocarroNo final do ano, quando o processo de renovação de frota ficar concluído, a maior operadora de transportes públicos da AMP – Área Metropolitana do Porto terá em operação 274 novas viaturas, movidas a gás natural e eléctricas. O mix energético da frota, que contabiliza 420 autocarros, será composto por 79% CNG, 5% electricidade e 16% diesel, esclareceu ainda a empresa.

Como resultado da renovação da frota, a STCP tem vindo a reduzir drasticamente as emissões de CO2 dos veículos. Menos 2 mil toneladas de emissões de CO2 foram propagadas em 2020, face a 2019. A substituição de viaturas antigas por novas a gás natural e eléctricas e, em 2020 um menor consumo de combustível, graças à diminuição do trânsito, tiveram um papel crucial na obtenção destes valores. Estima-se que a electricidade, proveniente apenas de fontes renováveis, utilizada na operação e nas instalações tenha evitado a emissão de 1125 toneladas CO2 em 2020.

De destacar que, numa primeira fase (entre 2018 e 2020), a STCP, ao abrigo do I aviso do PO SEUR, já havia adquirido 188 viaturas, sendo 173 autocarros movidos a Gás Natural Comprimido e 15 viaturas 100% eléctricas, além da instalação de postos de carregamento para veículos eléctricos e implementação de novos postos de abastecimento a gás. O posto de abastecimento a gás da Estação de Recolha da Via Norte – recentemente aberto ao público – é a maior estação de L-CNG da Europa, em termos de capacidade (armazenagem de Gás Natural Liquefeito e Gaseificação).

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