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STCP reforçou mobilidade a gás natural com a aquisição de seis viaturas ligeiras

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Com a aquisição de 6 viaturas ligeiras VW Up movidas a Gás Natural Comprimido (GNC), que se juntam à sua frota de pesados de passageiros maioritariamente movida por este combustível menos poluente, a STCP reforçou o compromisso com uma mobilidade mais verde e económica.

A afectação destas viaturas a serviços operacionais essencialmente policêntricos no Grande Porto revela que a mobilidade a gás natural não é só economicamente viável no transporte pesado de passageiros e de mercadorias, mas constitui igualmente uma resposta assertiva, em termos ambientais e financeiros, no segmento de ligeiros. Com efeito, o Gás Natural Veicular contribui de forma expressiva para a redução de emissões, ao mesmo tempo que permite um custo €/km cerca de 40% inferior ao combustível tradicionalmente usado para este tipo de veículos.

GASNAM aplaudiu decisão da STCP

Em detalhe, as mudanças na frota em favor do Gás Natural Veicular, resultaram num decréscimo de 1467 e de 960 toneladas de emissões de CO2, respectivamente para a substituição de 173 veículos entre 2018 e 2020, e de 81 veículos em 2021, respectivamente. «A GASNAM saúda o reforço do compromisso da STCP com o Gás Natural como a opção mais adequada para uma mobilidade mais limpa e mais barata, melhor para a qualidade do ambiente e capaz de gerar poupanças importantes. A opção pela aquisição de viaturas ligeiras também movidas a Gás Natural motiva, por isso, a nossa satisfação, enquanto promotores deste combustível face a alternativas mais poluentes e onerosas», comentou, na sequência deste anúncio, Vítor Cardial, delegado em Portugal da GASNAM Associação Ibérica do Gás Natural, Renovável e do Hidrogénio na Mobilidade.

Novo passo dado rumo à transição energética

STCP gasDesde a década de 90 que a STCP investe na tecnologia de Gás Natural Veicular Comprimido, possuindo hoje um activo de grande valor: a maior estação de LCNG (armazenagem de Gás Natural Liquefeito e Gaseificação) da Europa em termos de capacidade. Com uma frota de cerca de 3 centenas e meia de autocarros movidos a GNC, num parque total de cerca de 420 onde a tecnologia eléctrica também marca presença, os autocarros movidos a Gás Natural percorreram em 2020 cerca de 17 milhões de km nos seis concelhos servidos pela STCP e têm vindo a contribuir para a descarbonização da mobilidade colectiva dos residentes no Grande Porto.

De acordo com Ângelo Oliveira, administrador da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, esta decisão materializa mais um passo desta empresa pública com a causa da transição energética, reforçando o compromisso dos STCP com as metas nacionais e europeias em matéria de descarbonização e da melhoria do meio ambiente. Já João Filipe Jesus, director da área de negócio de mobilidade GNV do Grupo Dourogás, salientou que, muito embora o gás natural veicular estar essencialmente vocacionado para o sector profissional, o mesmo pode também constituir uma alternativa na mobilidade ligeira, com substanciais ganhos económicos e sem perda de operacionalidade, exemplificando que, actualmente, é possível fazer o percurso entre Lisboa e Porto, com menos de 15€ de combustível, com este tipo de tecnologia.

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