STEF Centenário

STEF assegurou «meios excepcionais» perante a pandemia que impactaram resultados do semestre

Empresas, Logística Comentários fechados em STEF assegurou «meios excepcionais» perante a pandemia que impactaram resultados do semestre 282
Tempo de Leitura: 3 minutos

Reunido no passado dia 3, o Conselho de Administração do Grupo STEF, referência europeia em serviços de transporte e logística para produtos alimentares sob temperatura controlada, aprovou as contas do primeiro semestre. O grupo relatou uma diminuição do volume de negócios (-10,5%) e uma queda acentuada no resultado operacional (-58,5%) e resultado líquido (-62,7%), num contexto de crise que está a impactar a cadeia alimentar.

O grupo viveu um primeiro semestre «contrastante»: após um arranque de ano caracterizado como «muito positivo», o grupo enfrentou a «profunda desorganização dos fluxos provocada pelas alterações dos padrões de consumo seguida de uma forte desaceleração da actividade associada às medidas implementadas para combater o desenvolvimento da pandemia na Europa». Em comunicado, ao qual a Revista Cargo teve acesso, o grupo explicou que o final do semestre ficou marcado pela «resiliência com a recuperação dos volumes e do desempenho económico».

Ao longo do período, a STEF «garantiu a óptima continuidade das actividades dos seus clientes, o que permitiu manter o abastecimento alimentar da população, protegendo os seus colaboradores e gerindo da melhor forma os custos operacionais adicionais associados a esta situação excepcional». O grupo destinou 9 milhões para recompensar os seus colaboradores da linha da frente e 4 milhões para a aquisição de equipamentos de protecção.

STEF França

As alterações no comportamento de compra e nas cadeias de abastecimento durante o período de confinamento tiveram um «impacto diferenciado» nas actividades do Grupo. Segundo o grupo, a actividade GMS tem mostrado «muito dinamismo», graças ao desenvolvimento do e- commerce e à transferência dos volumes do consumo fora de casa para os canais tradicionais de distribuição.

As duas actividades mais atingidas foram a Restauração, com o encerramento dos restaurantes, e a actividade de Produtos do Mar, devido ao quase encerramento do sector e à ausência de fluxos para o mercado grossista. As actividades de refrigerado foram afectadas como resultado do encerramento da restauração e do cancelamento de eventos festivos. «As oscilações imprevisíveis dos volumes originaram significativos custos de produção adicionais e exigiram grandes esforços de adaptação de recursos», detalhou a STEF. Ainda assim, a actividade de congelado conseguiu limitar os efeitos da crise graças, em particular, às «elevadas taxas de ocupação e a uma recuperação mais rápida».

Contexto Internacional

Nos restantes países europeus onde o Grupo está presente, a crise sanitária apresentou um efeito semelhante, com uma actividade sustentada no primeiro trimestre e um segundo trimestre fortemente afectado pela crise. «A exposição diferenciada do Grupo a diferentes segmentos de negócio permitiu ponderar ligeiramente o impacto da crise, negativamente nos países com peso significativo na actividade de Restauração e Produtos do Mar e positivamente nos países sustentados nas actividades de GMS, e-commerce e fluxos europeus», esmiúça o documento.

Devido à sua frota limitada, os países europeus foram capazes de adaptar de forma mais eficaz os seus recursos aos efeitos da crise. O semestre terminou com a criação de uma joint venture no sector dos Produtos do Mar, a MED SEALOG, que é agora o actor principal em Itália.

Actividade Marítima

A actividade marítima, que operava já num perímetro limitado, ao serviço dos portos de Propriano e Porto Vecchio, foi, frisou o grupo, «severamente afectada» pela crise. Na aplicação do plano de emergência sanitária, a empresa teve que interromper temporariamente o transporte de passageiros entre a Córsega e o continente e limitar o número de viagens de carga, esclareceu ainda a missiva.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com