ACC

Stellantis e TotalEnergies acolhem Mercedes-Benz como sócio da Automotive Cells Company (ACC)

Empresas, Veículos Comentários fechados em Stellantis e TotalEnergies acolhem Mercedes-Benz como sócio da Automotive Cells Company (ACC) 235
Tempo de Leitura: 3 minutos

A Stellantis, a TotalEnergies e a Mercedes-Benz concluíram um acordo com vista à integração da Mercedes-Benz como novo sócio da Automotive Cells Company (ACC). Os parceiros comprometeram-se a aumentar a capacidade industrial da ACC para um mínimo de 120 GWh até 2030.

A ACC resulta da iniciativa levada a cabo em 2020 pela Stellantis e pela TotalEnergies, em conjunto com a sua subsidiária Saft, e que conta com os apoios das autoridades francesas, alemãs e europeias, com vista à criação de um ‘campeão’ europeu de baterias para veículos eléctricos. A chegada da Mercedes-Benz à ACC enfatiza as valências da iniciativa e os progressos industriais alcançados desde o ano passado.

ACC vai produzir baterias e módulos para veículos eléctricos

accA ACC quer desenvolver e produzir baterias e módulos para veículos eléctricos com um foco na segurança, desempenho e competitividade, garantindo ainda o mais elevado nível de qualidade e a menor pegada de carbono. O novo objectivo em termos de capacidade da ACC mobilizará um investimento superior a 7 mil milhões de euros, apoiado por subvenções públicas e financiado por capitais próprios e empréstimos.

A criação deste ‘campeão’ europeu de baterias irá ajudar a Europa a enfrentar os desafios da transição energética na mobilidade e a garantir a segurança do aprovisionamento de um componente fundamental para a indústria automóvel de veículos eléctricos. A ACC contará com o apoio de três parceiros de eleição: a Saft (TotalEnergies), a Stellantis e a Mercedes-Benz. «A chegada da Mercedes-Benz como novo accionista é um marco importante para a ACC», comentou Yann Vincent, Director da ACC. «Trata-se de um grande voto de confiança expressa pela Mercedes-Benz no nosso roteiro tecnológico e na competitividade dos nossos produtos. Esta adesão irá reforçar, significativamente, o potencial de negócio da ACC, sustentando o seu plano de crescimento ambicioso. Reforça, também, o nosso contributo para com um futuro eléctrico e sustentável», vincou.

Mercedes-Benz focada «rumo à neutralidade carbónica»

«A Mercedes-Benz está a implementar um plano de transformação muito ambicioso e este investimento marca um passo estratégico no nosso caminho rumo à neutralidade carbónica. Com a ACC, iremos desenvolver e produzir, de modo eficiente e na Europa, módulos e baterias que estejam perfeitamente adaptados às exigências dos nossos modelos», referiu Ola Källenius, Presidente da Daimler AG e Mercedes-Benz AG.

«Esta nova parceria permite-nos garantir os nossos aprovisionamentos, alavancar economias de escala e fornecer aos nossos clientes uma tecnologia de baterias de nível superior. Além disso, podemos ajudar a assegurar que a Europa continue no centro da indústria automóvel, incluindo na era da mobilidade eléctrica. Com a Mercedes-Benz como novo parceiro, a ACC visa pelo menos duplicar a capacidade das suas instalações europeias, de forma a apoiar a competitividade industrial da Europa na conceção e fabrico de baterias», prosseguiu Ola Källenius.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com