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Sub-troço Évora Norte-Freixo: IP realça «elevado número» de empresas interessadas

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São treze os concorrentes às obras de construção do sub-troço da linha de Évora, que liga Évora Norte e o Freixo (Redondo). O concurso público, lançado no dia 5 de Março, tinha como preço base 65 milhões de euros. Entre esse contingente de empresas estão potências nacionais como a Mota-Engil, Teixeira Duarte ou a Somague, e estrangeiras, como a Comsa (espanhola) ou a Zagope (de capitais brasileiros).



IP destacou «elevado número» de empresas interessadas

De acordo com dados ventilados pela Infra-estruturas de Portugal (IP), a abertura das propostas com vista ao concurso para a empreitada referente ao sub-troço em questão (que implica uma extensão de 20,5 quilómetros de via-férrea totalmente nova). Em comunicado, a IP enfatizou o «elevado número» de empresas interessadas, vendo nesse facto o « interesse e credibilidade que os concursos públicos lançados pela IP colhem junto das empresas».

Acrescentou a IP que tal número de empresas (todas elas com propostas com «valores abaixo do preço base») é «bem demonstrativo» do «dinamismo que estas empreitadas potenciam na economia, nomeadamente no sector da construção».

Recorde-se que o sub-troço Évora Norte – Freixo «integrará o futuro Corredor Internacional Sul, cuja concretização se reveste de extrema importância na ligação dos portos do sul do país e da rede ferroviária nacional a Espanha, nomeadamente na ligação a Badajoz, potenciando o aumentando a capacidade exportadora de mercadorias do país».

O sub-troço «será complementado com a construção da ligação entre Freixo e Alandroal, com 20,5 quilómetros, cujo concurso foi lançado no dia 29 de Março, com um valor base de 105 milhões de euros, e com a construção do sub-troço entre Alandroal e a linha do Leste, numa extensão de 38,5 quilómetros, cujo concurso foi publicado a 30 de Abril, com um valor base de 195 milhões de euros», comunicou a IP.

Novo troço da Linha de Évora terá uma extensão de cerca de 100 quilómetros

«No total, o novo troço da Linha de Évora, constituído pelos sub-troços anteriormente referidos, terá uma extensão de cerca de 100 quilómetros, 80 dos quais de construção nova, em via única electrificada sobre plataforma para via dupla, balastrada com carril UIC60 e travessa de betão polivalente (preparada para receber a bitola europeia)», afiançou a IP.

O projecto, esclareceu ainda a IP, «é co-financiado pela União Europeia através do programa Connecting Europe Facilitiy (CEF) ao abrigo dos seguintes contratos de co-financiamento 2014-PT-TM-0627-M e 2016-PT-TMC-0059-M (as comparticipações variam entre 40 e 50%)”, revela a IP».



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