Porto de Leixões Great Pendulum

Subida de 4,3%: portos movimentam 15,35 milhões de toneladas até Fevereiro

Marítimo Comentários fechados em Subida de 4,3%: portos movimentam 15,35 milhões de toneladas até Fevereiro 307
Tempo de Leitura: 1 minutos

Os portos do continente movimentaram 15,35 milhões de toneladas de carga no período Janeiro-Fevereiro deste ano, um desempenho superior em +4,3% relativamente ao período homólogo de 2018, de acordo com o relatório de actividades de Fevereiro da Autoridade de Mobilidade e Transportes (AMT).

Pulo de +627 mil toneladas nos primeiros dois meses de 2019…

Nos primeiros dois meses deste ano regista-se então «um acréscimo global de +627 mil toneladas, com destaque para o contributo dos portos de Sines, Leixões, Setúbal e Viana do Castelo na anulação das quebras registadas nos portos de Lisboa, Figueira da Foz, Aveiro e Faro», refere a AMT, em comunicado.

…com destaque para os contributos dos portos de Sines, Leixões, Setúbal e Viana do Castelo

Este aumento contou com «o contributo dos portos de Sines (+744 mil toneladas); Leixões (+110 mil toneladas); Setúbal (+90 mil toneladas); e Viana do Castelo (+26 mil toneladas)», que anularam as «quebras» em: Lisboa (-208 mil toneladas); Figueira da Foz (-88 mil toneladas); Aveiro (-37 mil toneladas); e Faro (-9 mil toneladas).

De acordo com a AMT, «o desempenho global positivo deve-se às tipologias de carga Produtos Petrolíferos (+451 mil toneladas), Carga Contentorizada (+435 mil toneladas), Carvão (+174 mil toneladas) e Carga Fraccionada (+121 mil toneladas), inversamente às quebras de Petróleo Bruto, Outros Granéis Sólidos e Produtos Agrícolas».

Desempenho de Aveiro em destaque na carga fraccionada

Explica ainda a AMT que «os acréscimos registados nos 32 mercados com desempenho positivo devem-se, em maioria, aos portos de Sines e de Leixões na Carga Contentorizada, Carvão e Produtos Petrolíferos. Em termos de desempenho positivo, também o porto de Aveiro ganha destaque com a Carga Fraccionada».

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com