Talgo Repsol

Talgo e Repsol unem-se para promover o transporte ferroviário movido a Hidrogénio

Empresas, Terrestre Comentários fechados em Talgo e Repsol unem-se para promover o transporte ferroviário movido a Hidrogénio 486
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Repsol e Talgo uniram forças, no passado dia 19 de Julho, para promover a construção e utilização de comboios movidos a hidrogénio.

A fabricante ferroviária ficará encarregue do projecto, fabricação e comissionamento dos novos comboios alimentados a hidrogénio, enquanto a empresa de Energia ficará responsável fornecer a sua infra-estrutura de hidrogénio renovável e a logística necessária para abastecer a rede ferroviária.

Talgo tem-se destacado na descarbonização com o modelo ‘Vittal One’

Esta parceria estratégica ficou plasmada no acordo que ambas as empresas firmaram na passada Segunda-feira, na fábrica que a Talgo possui em Las Rozas (em Madrid). Participaram da assinatura o Director Executivo de Transformação Industrial e Economia Circular da Repsol, Juan Abascal, e o Presidente da Talgo, Carlos Palacio Oriol. Além disso, o evento contou com a presença do Presidente da Petronor, Emiliano López Atxurra.

A fabricante Talgo tem-se destacado na aposta alternativa do hidrogénio no sector ferroviário, possuindo já uma linha de desenvolvimento de comboios alimentados a este recurso energético que competirá para descarbonizar as linhas ferroviárias, especialmente aquelas que integram a rede secundária e que não foram ainda electrificadas. Para tal, desenvolveu o modelo ‘Vittal One’, uma solução modular para linhas de média distância movido a bateria de hidrogénio: será o primeiro comboio dual, movido a hidrogénio e electricidade.

Já a Repsol é a maior produtora e consumidora de hidrogénio na Península Ibérica e opera a maior fábrica de hidrogénio da Europa, em Cartagena. A colaboração entre as duas empresas irá promover a concretização de um dos objectivos fixados no Roadmap do Hidrogénio, aprovado pelo Governo espanhol em Outubro passado, que estabelece como meta para o ano de 2030 duas linhas de comboios comerciais movidos a hidrogénio renovável.

O comboio ‘Vittal One’ funciona por intermédio de motores eléctricos que obtêm energia graças às suas células de hidrogénio, que transformam esse combustível em corrente eléctrica. Este tipo de comboio pode circular em trilhos não electrificados e sem a necessidade de instalar catenária ou realizar obras de adaptação. A Repsol utilizará resíduos orgânicos nos seus centros industriais para gerar biogás, a partir do qual produzirá hidrogénio renovável, tendo já anunciado a instalação de dois electrolisadores de 100 MW de capacidade em Cartagena.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com