TAP carga aérea

TAP transporta milhares de dezenas de vacinas anti-COVID para os Açores e Madeira

Aéreo, Logística Comentários fechados em TAP transporta milhares de dezenas de vacinas anti-COVID para os Açores e Madeira 392
Tempo de Leitura: 2 minutos

O plano de vacinação anti-COVID-19 prossegue em Portugal (tendo começado no dia 27 de Dezembro de 2020) e, actualmente, chegam dezenas de milhares de vacinas às às regiões autónomas dos Açores e da Madeira, transportadas pelos aviões da TAP.

Em reportagem publicada no jornal económico ‘Eco’, é dado a conhecer um pouco mais do processo de transporte das vacinas em Portugal – a operação tem sido feita por terra em Portugal continental, mas a companhia aérea está encarregue das viagens para as ilhas.

TAP reforçou capacidade logística no segmento pharma

«A TAP aumentou a sua capacidade logística de transporte de vacinas e outros produtos pharma, e já realizou o transporte de dezenas de milhares de vacinas Covid para Açores e Madeira», adiantou fonte da transportadora aérea ao jornal digital. Existe, ainda, a intenção de expandir os horizontes da TAP Air Cargo: o Brasil é também visto como potencial mercado estratégico para a companhia portuguesa.

Recorde-se que o transporte e armazenamento deste inovador tipo de vacinas é mais complexo que o habitual, uma vez que a conservação das mesmas exige a manutenção, em todo o processo, de uma temperatura negativa assinalável – esta exigência torna a logística deste material ainda mais intrincada e desafiante. No caso da vacina Pfizer/BioNTech (a primeira a ser aprovada na União Europeia), requer de temperaturas na ordem dos -70º C. Já a Moderna tem estabilidade garantida a temperaturas standard de refrigeração de -20º C.

Reporta o ‘Eco’ que a Comissão Europeia explicou que «o fabricante é responsável pelo transporte das vacinas desde o local de produção até um hub central identificado pelos Estados-membros». A partir daí, «a distribuição subsequente para os centros de vacinação é assegurada pelos Estados membros, que são também responsáveis pela distribuição das vacinas contra a Covid-19 nos seus países».

Fonte: Eco

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com