Novas tarifas de Trump abrangem 37,3% das importações vindas da China

Marítimo Comentários fechados em Novas tarifas de Trump abrangem 37,3% das importações vindas da China 289
Tempo de Leitura: 2 minutos

O novo plano da administração liderada por Donald Trump de impor 200 mil milhões de dólares em tarifas aduaneiras sobre as importações chinesas expandirá o volume exposto para mais de um terço das mercadorias contentorizadas provenientes da China, uma escalada acentuada face aos 5,3% abrangidos pelo primeiro plano de aumento de tarifas apresentado pelo presidente dos EUA no passado dia 6 de Julho.



Novas tarifas abrangerão 4 milhões de TEU de importações americanas vindas da China

As novas tarifas abrangerão 37,3% – ou 4 milhões de TEU -das importações americanas vindas da China. O primeiro agravamento tarifário deu-se no dia 6 de Julho, com 34 mil milhões de dólares confirmados pelo líder da Casa Branca, estando ainda um montante de 16 mil milhões a aguardar decisão definitiva. Somando as três medidas, estima a PIERS (da IHS Markit) que a política de agravamento de tarifas elevará para 47,5% o potencial volume de importações americanas da China abrangidas pelo proteccionismo de Trump.

«Já é tempo de voltarmos à mesa de negociações com a China, enquanto tentamos estruturar uma coligação global que partilhe as nossas preocupações», comentou, via comunicado, a Federação Nacional do Retalho americana. «Da forma como as coisas estão, poderá ser tarde demais, mas esperamos que a administração mude o rumo antes que percamos o momento, de uma reforma dos impostos e da regulação para voltarmos a uma era de elevados preços, perdas de empregos e estagnação económica», acrescentou.

Portos da Costa Oeste sob pressão…de Trump

Ao que a Revista Cargo pôde apurar, entre os produtos abrangidos pela vaga americana de proteccionismo estão bicicletas, frigoríficos, produtos químicos, minerais, chassis utilizados para transporte de contentores, guindastes, gruas pórtico, empilhadores, entre outros. Entre os portos mais afectados estarão o de Los Angeles e o de Long Beach, ambos responsáveis por cerca de 1,9 milhões de TEU comercializados entre EUA e China neste contexto. Os portos da Costa Oeste estão sob pressão nesta segunda leva de agravamento.



Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com