Conheça a terceira geração do Mercedes-Benz Sprinter!

Veículos Comentários fechados em Conheça a terceira geração do Mercedes-Benz Sprinter! 638
Tempo de Leitura: 6 minutos

A Mercedes-Benz acaba de apresentar, na cidade alemã de Duisburgo, a terceira geração do mítico modelo Mercedes-Benz Sprinter – que tem a “Conectividade” e a “versatilidade” como grandes trunfos.



A primeira geração do Sprinter foi lançado no mercado em 1995, criando nestes largos anos um enorme legado que a fabricante justifica com as «suas excepcionais qualidades». «As lendas são criadas pelo desempenho», refere mesmo a fabricante alemã sobre um modelo cujo sucesso justificou já o lançamento de uma segunda geração e, agora, de uma terceira.

O novo modelo poderá ser encomendado na Alemanha a um preço a partir dos 19,990 euros (IVA não incluído) e estará disponível nos centros de veículos comerciais da Mercedes-Benz e nos Van ProCenters a partir de Junho. O novo eSprinter irá entrar no mercado em 2019. E está ainda incluído na estratégia da Mercedes-Benz Vans para a electrificação do seu portefólio de veículos comerciais.

Duisburgo como cenário ideal para a apresentação

Para esta apresentação mundial, a Mercedes-Benz escolheu o recém-construído centro de logística da Mercedes-Benz na ilha Mercator em Duisburgo.

«O porto de Duisburgo é sinónimo de globalidade e logística moderna ao mais alto nível. É portanto o ambiente perfeito para apresentar o novo Sprinter. O Sprinter continua a incorporar os atributos tradicionais que o tornaram tão bem sucedido em todo o mundo desde o seu lançamento de mercado – flexibilidade, robustez e economia. Ao mesmo tempo, impressiona com uma modernidade incomparável, por exemplo, com as suas possibilidades de conectividade e a sua versatilidade inigualável. Estes atributos tornam-no a primeira solução de sistema ponta-a-ponta para frotas de veículos comerciais, quer para a Mercedes-Benz Vans quer para toda a indústria», refere Volker Mornhinweg, Director da Mercedes-Benz Vans.

Controlo contínuo da frota com os serviços Mercedes PRO connect

A Mercedes-Benz eSprinter, versão eléctrica.

A terceira geração do Sprinter impressiona com o seu design progressivo mais as características de conforto e de segurança – «ao nível de um veículo ligeiro de passageiros», garante a fabricante.

Por outro lado, a Mercedes-Benz assegura que o novo Sprinter permitirá «a máxima redução de custos graças ao baixo custo operacional total e às funcionalidades orientadas para o cliente». A conectividade é elemento-chave do modelo e a ligação à internet é uma das novas funcionalidades mais importantes. Por outro lado, os novos serviços ligados em rede do “Mercedes PRO connect” combinados com os igualmente novos sistemas multimédia MBUX (Mercedes-Benz User Experience), «fornecem a base perfeita para todos os requisitos de logística e de transporte», refere a fabricante alemã.

Estes serviços começam com a gestão complexa das frotas de grandes dimensões e também de pequenas dimensões. O “Mercedes PRO connect” liga o gestor de frota a todos os veículos e motoristas dos veículos da frota. Isto permite gerir online as tarefas e a informação do veículo, como por exemplo, a sua localização, o nível do depósito de combustível, ou receber a informação sobre os intervalos de manutenção virtualmente em tempo real.

Os oitos packs disponíveis de fábrica com serviços centrais de frota, dos veículos, de motoristas e serviços baseados na localização, serão implementados durante o lançamento de mercado do “Mercedes PRO connect”. Estes incluem, por exemplo, Gestão de Veículos, Operações dos Veículos, Comunicação da Frota, Gestão da Manutenção e um Livro de Registo de Motoristas digital.

Novo Sprinter «ainda mais versátil» e preparado para «todos os sectores»

A terceira geração do Mercedes-Benz Sprinter estará disponível em várias versões de carroçaria – modelos Furgão, Tourer, pickup, chassis, autocarro ou tractor -, três configurações de transmissão, várias cabinas, vários comprimentos da carroçaria, pesos brutos admissíveis, alturas do compartimento de carga e vários equipamentos. A Mercedes-Benz salienta que tudo isso permite «aumentar ainda mais o número de versões disponíveis do Sprinter». No total, «podem ser configuradas 1.700 versões diferentes», assegura a fabricante.

Ora, a Mercedes-Benz vinca assim que esta modularidade maximizada define o novo conceito do Sprinter, indo ao encontro dos requisitos específicos de cada sector e dos diferentes segmentos de clientes. A gama de produto inclui, por exemplo, soluções para serviços locais de correio, para o transporte de mercadorias de longa distância ou para os técnicos de serviços utilizarem o seu veículo como uma loja móvel de peças de substituição. O novo Sprinter também pode ser utilizado como autocaravana, autocarro, ou utilizado como ambulância pelos serviços de emergência média ou serviços de salvamento/desencarceramento.

Destaques tecnológicos: tracção dianteira e duas novas caixas de velocidades

Os comprovados conceitos de transmissão com sistemas de tracção traseira e tracção integral são agora complementados com um novo sistema de tracção dianteira. Por razões inerentes ao conceito, a carga útil desta versão aumenta em cerca de 50 quilos comparativamente à versão equipada com tracção traseira. A embaladeira de carga a uma altura 80 milímetros inferior, permite carregar/descarregar os modelos comerciais Sprinter e aceder/sair das zonas de estar e de repouso das autocaravanas de forma mais confortável.

Os destaques tecnológicos do novo Sprinter incluem duas recém-desenvolvidas caixas de velocidades para a versão de tracção dianteira. A caixa automática de nove velocidades com conversor de binário é uma estreia no segmento de grandes comerciais ligeiros. As relações da caixa de velocidades estão escalonadas de forma a proporcionarem um óptimo equilíbrio entre o baixo consumo de combustível e uma resposta rápida. O baixo nível de ruído e o excepcional conforto de condução são outros atributos do modelo. A nova caixa manual de 6 velocidades impressiona com o máximo conforto de engrenamento e sem vibrações desconfortáveis da alavanca de velocidades.

Interior prático e pesos brutos até 5.5 toneladas

O posto de condução é organizado, prático e desenhado para satisfazer os importantes requisitos de transporte. Os aperfeiçoamentos incluem bancos ergonómicos, a função “keyless start” e um aperfeiçoado sistema de ar condicionado. Um conceito de arrumação versátil assegura um lugar adequado para arrumar todos os objectos pessoais. O compartimento de carga também se destaca com soluções inteligentes. As cavas das rodas que podem ser utilizadas para transportar carga e a altura totalmente utilizável do compartimento de carga, em combinação com a tracção dianteira, aumentam a versatilidade do modelo. A capacidade máxima de carga é de 17 metros cúbicos enquanto o peso bruto admissível máximo é de 5.5 toneladas.

A Mercedes-Benz Vans também coloca o segmento do Sprinter num novo patamar no que diz respeito às funções de segurança. Os sistemas de assistência disponíveis para o novo Sprinter incluem por exemplo, uma câmara de marcha-atrás com limpeza automática e que mostra as imagens captadas no espelho retrovisor interior, um moderno pack Parking com uma vista de 360 graus e um sensor de chuva com sistema Wet Wiper integrado, para uma óptima visibilidade mesmo durante o processo de limpeza.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com