Terminais ainda «geram lucros saudáveis», analisa especialista da Drewry

Marítimo Sem comentários em Terminais ainda «geram lucros saudáveis», analisa especialista da Drewry 194

Demos conta aqui, na Revista CARGO, da pressão conjuntural que os portos e terminais estão a sentir progressivamente, em grande parte devido ao domínio dos mega-navios e das consequências que o império destes monstros do mar poderá acarretar para a sanidade financeira das estruturas portuárias. À análise de Lars Jensen (feita no TOC Europe 2017), opõe-se agora a do especialista Neil Davidson, eminente analista da Drewry Maritime Research.

Pressões sobre os terminais são «reais» mas…nem tanto ao mar, nem tanto à terra…

No artigo pessoal intitulado «Os relatos da morte da rentabilidade dos portos e terminais são bastante exagerados», Neil Davidson contraria a ideia veiculada no evento TOC Europe 2017 por alguns oradores – aludindo à expressão outrora celebrizada por Mark Twain, Davidson rejeita que os dias da rentabilidade portuária estejam contados. Apesar de concordar com a existência de «pressões bastante reais» exercidas sobre os portos e terminais, «principalmente no sector do ‘transhipment’», Davidson não encara o cenário com tamanho negativismo.

«Haverá grandes vencedores e grandes perdedores», admitiu, «à medida que a actividade começa naturalmente a conduzir-nos à existência de menos ‘hubs’ de largas dimensões, deixando muitos outros de fora», explicou. «Mas antes de nos deixarmos levar (e os investidores e operadores de terminais entrarem em depressão) relembremo-nos de algumas coisas», diz, passando a enumerar pontos que, no seu entender, mitigam a análise catastrofista (outro parecer seu) sobre o futuro dos terminais:

«Navios e alianças maiores reduzem drasticamente as escolhas de terminais e portos das transportadoras marítimas, e isso contraria (pelo menos em parte) o seu crescente poder negocial», começou por explicar. «As alianças poderão parecer estáveis agora, mas em 5 ou 10 anos, quem garante que estejam todas na mesma situação que estão hoje? Tratam-se de casamentos de conveniência», acrescentou, continuando de seguida: «A vasta maioria da actividade portuária contentorizada trata-se de carga de entrada, mais cativa e menos descomprometida que o ‘transhipment’», explicou.

Terminais continuam a gerar «margens de lucro saudáveis», afiança Neil Davidson

«Se olharmos para os resultados financeiros actuais dos principais operadores portuários e de terminais do mundo, continuam, quase todos, a gerar margens de lucro bastante saudáveis», afirmou o analista, deixando uma última reflexão, em jeito de pergunta retórica: «A indústria está a passar de ‘excepcionalmente bem sucedida’ para ‘bem sucedida’. Longe de ser o fim do mundo, certo?».

 

Related Articles

Leave a comment

Back to Top

Powered by MAEIL
error: Este conteúdo está protegido!