Terminal do Barreiro já tem localização definida; EIA em consulta pública no mês de Julho

Marítimo Comentários fechados em Terminal do Barreiro já tem localização definida; EIA em consulta pública no mês de Julho 828
Tempo de Leitura: 2 minutos

Ao que tudo indica, ficou já estabelecida a localização do futuro terminal de contentores a ser edificado no Barreiro, de acordo com informações avançadas ontem por Frederico Rosa, presidente da câmara local. O novo terminal está projectado para o parque empresarial da Quimiparque, uma decisão sustentada por dois fundamentos basilares: não impedir um futuro corredor da Terceira Travessia sobre o Tejo e não prejudicar a zona urbana e respectivas paisagens.



Terminal de contentores do Barreiro no parque da Quimiparque

O projecto de construção de um terminal de contentores no Barreiro tem dado azo a avanços e recuos, depois do período de discussão pública do primeiro estudo ter resultado num retrocesso para redefinição do projecto. Tal situação fez com que a Administração do Porto de Lisboa (APL) pedisse nova avaliação e inclusivamente a reformulação do projecto.

Explorar potencial fluvial é hipótese em cima da mesa

A notícia, avançada pelo Correio da Manhã, dá conta também das palavras de Rui Braga, vereador do Desenvolvimento Económico e Estratégico: «O terminal encolheu um bocadinho, com uma redução na capacidade, e a área de metros lineares também diminuiu».

O vereador revelou também que estão a ser analisadas as várias acessibilidades, colocando-se a hipótese de 30% do tráfego poder sair através de barcaças, assim aliviando o congestionamento rodoviário (menos camiões) e explorando o potencial fluvial.

Novo Estudo de Impacto Ambiental entrará em consulta pública em Julho

Frederico Rosa adiantou também que o novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) deverá entrar em consulta pública em Julho. «Já foi enviada a proposta de definição de âmbito. O grupo de trabalho está a estudar uma localização com duas premissas bases: que não impeça o corredor da Terceira Travessia sobre o Tejo e que não entre na zona urbana da cidade e que afecte as vistas», confirmou.



Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com