Terminal de carvão do porto de Nacala entra sexta-feira em funcionamento

Marítimo Comentários fechados em Terminal de carvão do porto de Nacala entra sexta-feira em funcionamento 1408
Tempo de Leitura: 1 minutos

O terminal de carvão no porto de Nacala (Nacala-a-Velha, província de Nampula), entra esta sexta-feira em actividade. O anúncio foi feito pela sociedade Corredor Logístico Integrado do Norte (CLN) e marca uma nova fase no processo de escoamento e exportação de carvão mineral extraído em Moatize, na província de Tete.

Terminal e linha de caminho de ferro custam 4,55 mil milhões

A construção do terminal, bem como da linha de caminho de ferro que o vai servir (percorre os 900km que separam Moatize do porto situado na costa do Oceano Índico), teve um custo de 4,5 mil milhões de dólares, tendo-se iniciado em 2012 e incluiu a construção de novos troços na linha quer em Moçambique como no Malaui.

Capacidade instalada é de 18 milhões toneladas/ano

ncala terminal carvãoEstá prevista a circulação de pelo menos 21 comboios diariamente naquela linha, em intervalos de uma a duas horas, que visam atingir a capacidade máxima instalada de 18 milhões de toneladas por ano, tendo como alvo mercados como o Brasil, a China e o Japão.

A linha é propriedade da sociedade Corredor Logístico Integrado de Norte (CLN), uma parceria entre as empresas Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM), Vale Moçambique, subsidiária do grupo brasileiro Vale e a Mitsui & Co, do Japão.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com