Terminal de Alcântara: contrato «viabiliza o desenvolvimento económico do porto e do país»

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O Memorando de Entendimento da renegociação da concessão do Terminal de Contentores de Alcântara foi firmado no passado dia 15 de Julho, na Gare Marítima de Alcântara, reforçando a ligação da APL com a concessionária Yilport Liscont – as assinaturas de Lídia Sequeira (presidente da APL e de Robert Yildirim (presidente do Grupo Yildirim) confirmaram a extensão de uma concessão que, segundo a Ministra do Mar, «representa, finalmente, o traçar de um caminho de desenvolvimento e sucesso para o Porto de Lisboa».

Porto de Lisboa «tem de ser mais competitivo na movimentação de contentores»

Discursando no fecho da cerimónia de assinatura, Ana Paula Vitorino frisou que o contrato «viabiliza o desenvolvimento económico do porto e da região e do país», lembrando que o Porto de Lisboa é «estrutura fundamental para o desenvolvimento do nosso país». «A importância do Porto de Lisboa – nos contextos regional e nacional – não é de somenos. É um porto essencialmente de hinterland, que se baseia na relação económico-social dos 4 milhões de pessoas que residem na sua área de influência e do tecido empresarial e industrial» que o enquadra, declarou a governante.

Lembrando que o porto lisboeta «tem de ser mais competitivo no que respeita à movimentação de contentores», a líder da pasta do Mar elogiou a tipologia do investimento da Yilport: «Não é apenas um investimento de 122 milhões de euros, a grande maioria é em equipamentos, ou seja, no aumento de eficiência do porto e do Terminal de Contentores de Alcântara. Isto é significativo: não estamos apenas a fazer investimento em betão, em construção. Vamos pegar num terminal antiquado – os terminais ficam obsoletos – e fazer um reiniciar desta infra-estrutura», vincou.

Investimento tornará um «terminal antiquado» numa infra-estrutura mais eficiente

Assim, reforçou a ministra, «é significativo que 93,5 milhões de euros sejam dedicados ao aumento da produtividade e da eficiência – mais e maiores navios e, ainda ser, continuar a ter tempos de carga/descarga compatíveis com os grandes terminais mundiais», considerando ainda «importante» a canalização de «26,5 milhões de euros em infra-estruturas, inclusive para apostar na intermodalidade» e também de «2 milhões, que serão investidos na info-estrutura tecnológica», o que permitirá ao terminal «estar em linha com os desenvolvimentos que desejamos para os terminais deste país».

Evolução pressupõe aposta no transporte fluvial e alívio rodoviário

A evolução que se perspectiva para o terminal de contentores (e para o próprio porto enquanto um todo) passa também por uma modal shift que tem no transporte fluvial de cargas um trunfo importante: «Algo que também é estratégico para o Porto de Lisboa: não teremos mais acréscimos sobre a rede viária», garantiu Ana Paula Vitorino. «Já foi concluído o estudo de avaliação económico-financeira das ligações fluviais às plataformas logísticas (nomeadamente à plataforma de Castanheira do Ribatejo), e portanto, é uma via alternativa que pode ser usada e em que o tempo de concretização é compatível com os timings de implementação destes investimentos», afirmou.

«Por isso, diria que é uma aposta na eficiência operacional, ambiental e energética, é uma aposta na intermodalidade e de desenvolvimento de uma grande infra-estrutura portuária de uma forma sustentável. Desenvolve-se o porto, a região e os aspectos relativos à protecção ambiental. Tudo isto é exactamente o que se pretende na nossa estratégia de desenvolvimento da competitividade dos portos nacionais», salientou, alertando ainda para a necessidade do porto «acelerar no que diz respeito à digitalização e à simplificação (que estamos já a implementar em outros portos, nomeadamente em Sines e Leixões). Temos de ter, aqui, uma aposta mais forte na JUL», rematou.

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