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Terminal de Alcântara: modernização poderá reduzir em -28% o tráfego de camiões em 2027

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«Com a implementação do cenário de investimento do projecto espera-se uma redução do valor médio anual de camiões de cerca de 28% em 2027 e 26%, comparativamente com a situação actual» – esta é uma das análises patentes do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) referente ao projecto de modernização do Terminal de Contentores de Alcântara, divulgado recentemente em reportagem do ‘Jornal Económico’.

«Tomando como referência os resultados do estudo de tráfego realizado para a fase de exploração e a avaliação dos respectivos impactes (…) prevê-se que os impactes na circulação na Avenida de Brasília serão positivos, correspondendo a uma melhoria ligeira a moderada dos níveis de serviço nesta via», prevê o EIA, executado da empresa Proman – Centro de Estudos e Projectos. «Para além dos veículos pesados, ainda há a referir que a implementação do projecto não irá originar alterações na movimentação de ligeiros, mantendo-se o movimento deste tipo de veículos nas principais vias de acesso, sem acréscimo de tráfego associado ao projecto», observa ainda o documento, apresentado à APA em Agosto de 2019.

O projecto, que contará com o investimento da concessionária Yilport, estipula ainda a implementação de um sistema TAS (Truck Appointment System) «destinado a racionalizar o tráfego de camiões nos acessos ao terminal», salienta o EIA, acrescentado que «os impactes resultantes das situações acima descritas (quer relacionadas com o tráfego de pesados quer com o de ligeiros) são classificados como positivos, directos e indirectos, certos, temporários, localizados, reversíveis, de magnitude potencialmente elevada e significativos, para o cenário com investimento».

Recorde-se que o presente relatório da Proman conta já com uma revisão, após ter sido inicialmente apresentado à APA em Agosto do ano passado. A reformulação da versão inicial foi recomendada pela agência no contexto da «repartição modal de transporte de contentores», em prol de um cenário «mais conservador», lembra a empresa.

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