Terminal de Contentores de Long Beach

Terminal de Contentores de Long Beach concluído: obra de uma década dá nova face ao porto

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Mais de 10 anos após o início da histórica empreitada, o Porto de Long Beach anunciou a conclusão do Terminal de Contentores de Long Beach (sigla LBCT) em Middle Harbour, sendo uma das instalações logísticas mais tecnologicamente avançada e ambientalmente sustentável ​​do mundo.

Com uma capacidade anual de 3,3 milhões de TEU, está equipado quase exclusivamente com equipamentos portuários eléctricos e de emissão zero. O Terminal de Contentores de Long Beach foi projectado para fortalecer a competitividade, melhorar o fluxo de carga e melhorar drasticamente a qualidade do ar na comunidade em que se insere, vincou a administração portuária. O projecto, recorde-se, arrancou em Maio de 2011.

«Estamos orgulhosos de ter uma das infra-estruturas portuárias mais verdes da América aqui no Porto de Long Beach», declarou, na sequência da finalização da empreitada, o prefeito de Long Beach, Robert Garcia. «A conclusão deste novo terminal é uma prova do compromisso contínuo da nossa cidade com a sustentabilidade e tecnologia verde», vincou Robert Garcia. O projectou custou 1,493 mil milhões de dólares.

A primeira parte do terminal de contentores foi inaugurada em 2016, depois de concluída a Fase 1 do projecto, que permitiu que o terminal iniciasse as suas operações. A Fase 2 foi concluída em Outubro de 2017, tendo a derradeira fase sido finalizada em Julho passado, aumentando área do terminal para 121 mil hectares. A infra-estrutura conta com uma frente de cais de 1 280 metros, apta a receber em simultâneo três ULCV, que poderão ser operados por 14 pórticos STS. O terminal está também munido de um pátio ferroviário capaz de processar 1,1 milhões de TEU por ano.

«Como o primeiro mega-terminal totalmente eléctrico e de emissão zero do mundo, o LBCT define o padrão da indústria para movimentar cargas de forma sustentável, mantendo o porto competitivo», salientou Mario Cordero, Director Executivo do Porto de Long Beach. «É uma maravilha tecnológica que nos permitirá aumentar o rendimento, melhorar a qualidade do ar e manter o estatuto de porto líder no comércio transpacífico», acrescentou Mario Cordero, na sequência do anúncio da conclusão da empreitada, que abre um novo futuro para o porto americano.

Refira-se ainda que os navios que fizeram escala no terminal terão a possibilidade de se conectarem às ligações de energia costeiros oferecida pela infra-estrutura enquanto estiverem atracados, permitindo que desliguem os motores a diesel e se conectem à rede eléctrica em terra.

Foto: Terminal de Contentores de Long Beach

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