sines terminal gnl ren

Terminal de gás natural de Sines opera 51 navios até Setembro e bate novo recorde

Marítimo Comentários fechados em Terminal de gás natural de Sines opera 51 navios até Setembro e bate novo recorde 500
Tempo de Leitura: 2 minutos

Entre Janeiro e Setembro – e de acordo com os dados da REN – verificaram-se valores históricos de potência máxima na produção de energia a nível nacional. Neste contexto de recordes, destaque para o Terminal de Gás Natural de Sines, cuja utilização foi a mais elevada de sempre.

Segundo os dados operacionais da empresa gestora das redes nacionais, divulgados na passada Sexta-feira, em Março deste ano a produção eólica, atingiu 4.646 megawatts (MW), enquanto a fotovoltaica, que em Julho contava com cerca de 650 MW instalados, ultrapassou pela primeira vez os 500 MW de potência máxima. «Estes valores evidenciam o peso crescente das fontes de energia renovável, reflectindo as prioridades da política de transição energética», frisou a empresa, no comunicado emitido sobre os resultados relativos aos primeiros nove meses do ano.

Terminal de gás natural de Sines operou um registo histórico de 51 navios

No caso do gás natural, a REN explicou que o consumo registou uma flutuação anual homóloga positiva de 2,6%. Ainda no campo do gás natural, revelou que o terminal de Sines, detido e gerido pela REN, também bateu recordes de utilização com a operação de 51 navios. Nos nove primeiros meses do ano os lucros da REN caíram 5% para 86 milhões de euros. Já a carga fiscal, traduzida «numa taxa efectiva de imposto de 39,5%, com a Contribuição Extraordinária para o Sector Eléctrico (CESE) a representar 24,4 milhões de euros», teve um efeito penalizador nos resultados.

O EBITDA situou-se em 368 milhões, ou seja, menos 2,7%. «A evolução deste indicador decorre da descida das taxas de remuneração, em resultado da redução das taxas de juro das Obrigações de Tesouro e da base de activos».

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com