Terminal Multiusos do Poço do Bispo opera o maior navio de granéis de sempre

Marítimo Comentários fechados em Terminal Multiusos do Poço do Bispo opera o maior navio de granéis de sempre 718
Tempo de Leitura: 1 minutos

O Terminal Multiusos do Poço do Bispo (TMPB) voltou a ser palco de um recorde: nos dias 5, 6 e 7 de Setembro, a plataforma recebeu pela primeira vez um navio da classe Panamax, de seu nome ‘MV Fraternelle’, «o qual realizou uma das maiores operações de descarga registadas, até ao momento, naquela instalação: 21.500 toneladas de milho», adiantou o TMPB.

Esta operação esteve a cargo da ETE, concessionária do Terminal, tendo para o efeito sido utilizada uma grua em terra (16.000 toneladas) e uma grua flutuante (5.500 toneladas) para dois batelões, em simultâneo. O navio em destaque, com 75.000 toneladas de milho carregadas no Porto de Santos (S. Paulo, Brasil) e com destino a Lisboa, contou com várias etapas na operação no Porto de Lisboa, tendo a ETE, apoiado também a operação de descarga, com o apoio de um batelão, no Terminal de Granéis Alimentares de Palença, concessionado à Sovena OilSeeds Portugal.

O ano de 2019 prossegue assim como novos marcos simbólicos que traduzem a capacidade operacional do Terminal Multiusos do Poço do Bispo (TMPB): recorde-se que em Julho passado, o Terminal Multiusos do Poço do Bispo (TMPB) efectuou uma «operação inédita», que consistiu no carregamento de 15 mil toneladas de areia para o navio intitulado ‘MV Ambra’. Esta operação, adiantou à data o TMPB, fixou um «um novo recorde» interno. A operação contou com a participação da Navex, revelou ainda o terminal.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com