Concurso para concessão do terminal de contentores do Porto da Praia da Vitória lançado dentro de 4 meses

Marítimo Comentários fechados em Concurso para concessão do terminal de contentores do Porto da Praia da Vitória lançado dentro de 4 meses 621
Tempo de Leitura: 2 minutos

Dentro de quatro meses, a empresa Portos dos Açores lançará o concurso com vista à concessão do terminal de transbordo de contentores do Porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, informou hoje o secretário regional adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias, durante a leitura de um comunicado do Conselho de Governo.



60 dias para definir os moldes da concessão e 4 meses para feedback positivo sobre avaliação ambiental

«Deliberámos dar orientações à Portos dos Açores, S.A. para lançar o procedimento concursal para atribuição da concessão do terminal de transhipment de contentores do Porto da Praia da Vitória, após a conclusão dos procedimentos prévios necessários«, informou, em Angra do Heroísmo, Berto Messias, numa intervenção que contou com a cobertura da Lusa.

A empresa pública responsável pela gestão dos portos açorianos terá, segundo definição do Executivo, 60 dias para determinar os moldes da concessão do terminal de transhipment, e um limite máximo «de quatro meses» para a luz verde sobre o impacto ambiental. A Portos dos Açores avançará prontamente com um projecto-base do terminal de transbordo de contentores, seguindo as recomendações de um estudo promovido pela empresa.

Tal estudo será instrumental na definição de base do modelo de concessão aplicado, que integrará «as condições contratuais referentes ao equilíbrio económico e financeiro da operação, a análise e repartição de riscos, o valor e remuneração, o prazo contratual, entre outros, que melhor garanta a protecção do interesse público regional, ao mesmo tempo que seja capaz de suscitar o posicionamento e interesse dos operadores relevantes», citou o ‘Jornal de Notícias’ na sua edição de hoje.

Berto Messias: terminal de transhipment no Porto da Praia da Vitória «é projecto de interesse regional estratégico»

«A operação de um terminal de transhipment no Porto da Praia da Vitória é um projecto de interesse regional estratégico, pelos impactos positivos que se perspectivam na economia da ilha da Terceira, em particular, e da Região, em geral, desde logo por poder ser um factor de expansão de outros importantes sectores económicos», afirmou Berto Messias.

Para o secretário regional adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, o investimento que o projecto acarretará obriga à captação do interesse e consequente envolvimento de operadores privados no seu estabelecimento e exploração – um tópico que, acredita o Executivo Regional, não será um obstáculo, pois os interessados surgirão.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com