Terminal Vasco da Gama

Terminal Vasco da Gama avançará «quando operadores disserem que é o timing certo»

MarítimoComentários fechados em Terminal Vasco da Gama avançará «quando operadores disserem que é o timing certo»955
Tempo de Leitura: 1 minutos

Em declarações concedidas ao jornal ‘Público‘, Jorge d’Almeida, presidente da Comunidade Portuária e Logística de Sines, abordou o tema da do adiamento da construção e exploração do futuro terminal de contentores do porto alentejano: o Terminal Vasco da Gama.

Terminal Vasco da Gama: novo concurso terá de ser mais flexível

jorge d'almeida cpsi sines

Para Jorge d’Almeida, o concurso para o Terminal Vasco da Gama avançará «quando os operadores marítimos disserem que é o timing certo». Recorde-se que o concurso internacional para a concessão da infra-estrutura não teve quaisquer propostas concretas, tendo chegado ao fim do prazo no arranque deste mês de Abril. A administração portuária APS emitiu um comunicado, explicando que a pandemia esteve na origem do desfecho.

Jorge d’Almeida frisou, analisando o tema, que serão as companhias marítimas – e as suas intenções estratégicas – a ditar o progresso do processo. «Os operadores é que vão decidir quando é altura de se comprometerem com carga, porque não aparecerá ninguém a concurso sem haver esta certeza prévia», alertou o especialista naval, lembrando que o Executivo e a APS terão de fazer a sua parte: flexibilizar as demandas no que toca aos investimentos futuros e aos prazos estipulados. «Havia rigidez no planeamento, na compra de equipamentos», denotou.

Recorde-se que o concurso internacional para o Terminal Vasco da Gama definia a obrigatoriedade de uma aposta forte em dois cais de acostagem logo no arranque. O Terminal XXI arrancou com um cais e duas gruas [em 2004, concessionado à PSA]», lembrou o presidente da Comunidade Portuária e Logística de Sines. O investimento previsto — e que chegava aos 642 milhões — deve, por isso, ser faseado, explica a peça do ‘Público’.

Fonte: Público

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com