porto de Sines gnl

Terminal Vasco da Gama: interessados terão até 6 de Abril de 2021 para apresentar propostas

Marítimo Comentários fechados em Terminal Vasco da Gama: interessados terão até 6 de Abril de 2021 para apresentar propostas 830
Tempo de Leitura: 3 minutos

José Luís Cacho, presidente do Conselho de Administração da APS, concedeu uma entrevista ao ‘Dinheiro Vivo‘, na qual abordou os efeitos do novo coronavírus no tráfego portuário de cargas e nos investimentos que são esperados para o Porto de Sines. Segundo José Luís Cacho, as operações nos portos lusos decorrem naturalmente; quantos aos investimentos, assegurou, «estão a decorrer dentro da normalidade». A grande novidade é a nova data limite para a apresentação de proposta tendo em conta o projecto do Terminal Vasco da Gama: 6 de Abril de 2021.

Investimentos decorrem «normalmente»

Entremos, então, na abordagem aos novos investimentos previstos para o Porto de Sines: de acordo com José Luís Cacho, «todos os investimentos, quer da parte pública quer privada, estão a decorrer dentro da normalidade. Na administração portuária, as principais obras, como o prolongamento do molhe, estão a correr normalmente», declarou ao ‘Dinheiro Vivo’. «Na parte ferroviária dentro do porto, também a obra está a correr dentro da normalidade. Relativamente à PSA, a informação que tenho é que está tudo a decorrer normalmente e não tem havido qualquer atraso», detalhou.

No que toca ao novo terminal de contentores do porto alentejano, terá um adiamento no prazo para entrega das propostas, para daqui a um ano. «Relativamente ao processo do terminal Vasco da Gama, e é do conhecimento público, por opção nossa e do governo, achou-se por bem que se fizesse uma prorrogação do prazo para a apresentação das propostas, dado que neste contexto internacional tínhamos um conjunto de iniciativas previstas e que tivemos de adiar. Assim, prorrogámos o prazo para o próximo ano, para 6 de Abril de 2021, também que tem em conta até a pedido de alguns concorrentes, para terem a possibilidade de avalia o projecto», comentou o presidente da APS.

Terminal Vasco da Gama: processo «exige muito trabalho»

«Este é um processo que exige muito trabalho e para se concorrer é preciso tempo, no mínimo seis meses de preparação», acrescentou José Luís Cacho. Recorde-se que a nova infra-estrutura, projectada para incrementar fortemente a actividade de movimentação de contentores no porto alentejano (líder do tráfego de cargas em Portugal), canalizará um investimento de 642 milhões de euros. O terminal terá uma capacidade de movimentação anual de 3,5 milhões de TEU e um cais com um comprimento de 1.375 metros com 3 posições de acostagem simultânea dos maiores navios do mundo. Terá uma área de terrapleno de 46 hectares, 15 pórticos de cais e fundos de -17,5 m ZH.

No calendário inicial, a adjudicação do projecto (construção e exploração) estava prevista para o último trimestre deste ano e o arranque das obras no decorrer de 2021. Os trabalhos no terreno decorrerão durante três anos. O Terminal Vasco da Gama será construído e financiado por fundos privados através da concessionária que vier a ser seleccionada no âmbito do procedimento de contratação pública internacional, incluindo a assunção de todos os riscos associados, concretizando o modelo de gestão portuária do tipo landlord port aplicável ao sistema portuário nacional.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com