Terminal XXI Porto de Sines Madrid Maersk

Terminal XXI: Ministra do Mar enaltece «sentido de projecto comum» entre PSA e trabalhadores

Marítimo Comentários fechados em Terminal XXI: Ministra do Mar enaltece «sentido de projecto comum» entre PSA e trabalhadores 251
Tempo de Leitura: 2 minutos

Em entrevista ao jornal ‘Observador’, concedida na semana passada, a Ministra do Mar abordou o tema do acordo entre o Governo e a PSA Sines no contexto da expansão do Terminal XXI e, por arrasto, a falta de entendimento entre a empresa e o Sindicato XXI – recorde-se que a entidade sindical veio a terreiro, no passado dia 11 de Agosto, tecer duras críticas à postura da governante durante o desenrolar do processo.

Durante as negociações entre o Estado e a PSA, ressalvou o entrevistador do ‘Observador’, «uma das condições para se assinar o acordo em Sines era esse problema estar resolvido»: Ana Paula Vitorino admitiu que a questão «ainda não está 100% resolvida» e que «naturalmente condiciona o acordo» obtido, lembrando no entanto existir, ao longo dos anos, «um grande sentido de projecto comum entre a concessionária e os trabalhadores».

«Existem dois lados, os trabalhadores e os empregadores, e portanto é natural que por vezes não concordem e que existam algumas greves. Nunca são greves totais e, portanto, permitem continuar a laborar no porto, na consciência que existe por parte dos dirigentes sindicais e de todos os trabalhadores da importância que tem e das condições que, por força desse acompanhamento de ambas as partes relativamente ao crescimento do Terminal XXI, têm sido negociadas condições laborais mais favoráveis aos trabalhadores do que, porventura, noutros terminais», frisou.

Recorde-se que os trabalhadores afectos ao Sindicato XXI iniciaram ontem (dia 12) um período de greve às três últimas horas de cada turno, que perdurará até ao próximo dia 24 de Agosto, na ressaca do fracasso negocial com a PSA/Laborsines. O sindicato acusa a ministra de ter vincado o facto de o acordo com a PSA (com vista à expansão do terminal) necessitar de uma prévia resolução do conflito laboral, algo que não se confirmou.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com